INSS

Revisão do INSS 2025: quem pode pedir e como funciona?

Correção pode aumentar a renda mensal e gerar pagamento de valores retroativos; segurados que começaram a receber o benefício em 2015 devem ficar atentos ao prazo, que vence neste ano

Aposentadoria
Aposentadoria: 2 a cada 10 não aposentados se preparam financeiramente

Revisar um benefício do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) pode significar aumento na renda mensal do aposentado ou pensionista e o recebimento de valores retroativos, chamados de atrasados.

Essa correção ocorre quando existe um erro na concessão do benefício ou quando o segurado consegue comprovar direitos adquiridos posteriormente, como em ações trabalhistas.

Prazo de revisão acabou para segurados de 2015

A lei estabelece um prazo de dez anos para que o segurado peça a revisão de seu benefício.

Em 2025, esse prazo vence para quem se aposentou ou passou a receber pensão em 2015.

O período vai ser contado a partir do mês seguinte ao recebimento do primeiro pagamento. Por exemplo, quem começou a receber o benefício em janeiro de 2015 tem até fevereiro de 2025 para solicitar a revisão.

Como funciona a revisão do INSS?

O processo começa com a análise de documentos e cálculos que comprovem o direito à correção.

Quando solicitado, o INSS revisa todo o processo de concessão. Caso seja identificado algum erro, o valor do benefício pode aumentar — ou até diminuir.

Quem tem até este ano para pedir revisão do INSS?

PRIMEIRO PAGAMENTOÚLTIMO MÊS PARA PEDIR A REVISÃO
Dezembro de 2014Janeiro de 2025
Janeiro de 2015Fevereiro de 2025
Fevereiro de 2015Março de 2025
Março de 2015Abril de 2025
Abril de 2015Maio de 2025
Maio de 2015Junho de 2025
Junho de 2015Julho de 2025
Julho de 2015Agosto de 2025
Agosto de 2015Setembro de 2025
Setembro de 2015Outubro de 2025
Outubro de 2015Novembro de 2025
Novembro de 2015Dezembro de 2025

Como solicitar a revisão?

A solicitação de revisão pode ser feita diretamente no INSS, pelo site Meu INSS (meu.inss.gov.br) ou pelo telefone 135. O segurado precisa informar os motivos da solicitação e anexar documentos que comprovem o direito à revisão.

Passo a passo no Meu INSS:

1. Acesse o site meu.inss.gov.br;

2. Clique em “Entrar com Gov.br”;

3. Informe o CPF e senha para acessar o sistema;

4. No campo “Do que você precisa?”, escreva “Revisão” e siga as instruções para preencher o pedido.

Erros comuns que podem ser corrigidos

A revisão do benefício pode incluir:

• Tempo de contribuição não computado;

• Salários de contribuição menores que os recebidos;

• Inclusão de tempo especial, rural ou reconhecido em ações trabalhistas;

• Aplicação de uma regra menos vantajosa para o cálculo do benefício.

Casos específicos de revisão do INSS

Revisão do buraco negro: Para benefícios concedidos entre 5 de outubro de 1988 e 5 de abril de 1991.

Revisão do teto: Para benefícios concedidos entre 1991 e 2003, limitados pelo teto do INSS.

Essas revisões não estão sujeitas ao prazo de dez anos. Caso o segurado julgue ter direito, mas não recebeu o pagamento, pode solicitar a correção no INSS ou, se necessário, entrar na Justiça.