Economia

IPCA-15 de agosto: queda nos preços de alimentos e passagens aéreas deve frear inflação, diz Warren Investimentos

Em contrapartida, gasolina deve subir 3,4% devido ao reajuste de 7,1% da Petrobras em julho, enquanto os cursos de educação podem aumentar 0,73%

-
-

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo – 15 (IPCA-15) de agosto deve registrar uma alta de 0,12%, com a inflação acumulada em 12 meses alcançando 4,28%, segundo as estimativas da Warren Investimentos.

O índice será divulgada na próxima terça-feira, 27 de agosto. A desaceleração esperada em relação a julho, quando o índice foi de 0,30%, é atribuída pela casa, principalmente, à deflação nos preços de alimentos in natura e leite, à queda de 8% nas passagens aéreas, e ao impacto da bandeira tarifária verde na energia elétrica.

Em contrapartida, Andréa Angelo, estrategista da Warren, aponta que a gasolina deve subir 3,4% devido ao reajuste de 7,1% da Petrobras em julho, enquanto os cursos de educação podem aumentar 0,73%.

A análise também destaca pontos de atenção, como seguro de automóveis, serviços bancários e preços de alimentos, com um equilíbrio nos riscos projetados para o índice.

A projeção da Warren para o IPCA em 2024 é de 4,3% e 4,2% para 2025.