O Itaú Unibanco (ITUB4) e o Banco do Brasil (BBAS3) continuam representando o país no Global 500 2025, ranking elaborado pela consultoria Brand Finance. O levantamento lista as 500 marcas mais valiosas do mundo.
O Bradesco, que ocupava a 477ª posição em 2024, não conseguiu manter-se no ranking deste ano.
No cenário internacional, a Apple mantém a liderança como a marca mais valiosa do mundo, avaliada em impressionantes US$ 574,5 bilhões.
A lista é seguida pela Microsoft (US$ 461 bilhões) e Google (US$ 412,9 bilhões).
Itaú cai no ranking
O Itaú alcançou a 274ª posição, com um valor de marca de US$ 8,6 bilhões, o que representa um aumento de 3% em relação ao ano anterior.
Apesar de registrar valorização, a instituição caiu 11 posições no ranking.
O banco também melhorou seu Índice de Força da Marca (BSI), atingindo 78,1 em 100, consolidando-se como uma das marcas mais familiares no mercado brasileiro.
A Brand Finance destacou o foco do Itaú na transformação digital, o que inclui experiências bancárias móveis aprimoradas.
“Também há uma entrega consistente de resultados robustos, sustentados por um portfólio diversificado de serviços, incluindo banco de varejo, banco de investimento e gestão de patrimônio”, afirmou o relatório.
Desafios do Banco do Brasil
O Banco do Brasil, no entanto, ocupa agora a 467ª posição, com sua marca avaliada em US$ 5,2 bilhões, uma queda de 4% no valor. Essa redução, assim como o Itaú, fez o banco perder 36 posições no ranking.
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Ainda assim, a consultoria ressalta a relevância do BB na implementação de políticas públicas, especialmente em setores como financiamento agrícola e crédito para pequenas empresas.