
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) quer que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), abra negociação com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, sobre ajustes na medida provisória da desoneração da folha em vez de devolvê-la.
As informações são do jornal Folha de S.Paulo. Segundo o site, assessores do Planalto disseram que o pedido do presidente chegou a Pacheco e que a intenção do líder do Senado em conversar com Haddad sobre a MP antes de derrubá-la é um aceno a Lula.
A Folha afirma ainda que, apesar de o presidente estar ressentido com declarações recentes de Haddad sobre seu sucesso no Congresso com as medidas aprovadas no primeiro ano de governo, Lula não pretende desgastá-lo e, por isso, insiste em uma solução de consenso.
No entanto, a posição no Congresso é totalmente contrária à negociação com a Fazenda, com o argumento de que isso abre um precedente para que a autoridade do legislativo seja questionada sempre que houver vetos.
A matéria diz ainda que a maioria dos líderes do Senado e da Câmara defende que a MP seja devolvida de forma integral, e que os temas pontuais que a equipe econômica quer negociar sejam tratados por meio de projetos de lei à parte.
(Informações da Folha de S.Paulo)