Economia

FGV: IGP-10 registra variação de 0,45% em julho

No mês anterior índice marcou 0,83%. André Braz, economista do IBRE, afirmou que desaceleração se deve à queda nos preços dos alimentos

-
-

O Índice Geral de Preços – 10 (IGP-10) variou 0,45% em julho, após 0,83% em junho, informou o Instituto Brasileiro de Economia (IBRE) da Fundação Getúlio Vargas (FGV) nesta quarta-feira (17). O índice acumula alta de 1,63% no ano e 3,38% em 12 meses.

André Braz, economista do FGV IBRE, afirmou que essa desaceleração se deve à queda nos preços dos alimentos in natura e à desvalorização do real.

O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) subiu 0,49% em julho, abaixo dos 0,88% de junho. Os preços dos Bens Finais variaram 0,07%, influenciados pela queda nos alimentos in natura.

Os Bens Intermediários registraram uma variação de 0,44%, com a queda nos preços de materiais e componentes para a manufatura. Matérias-Primas Brutas aumentaram 0,96%, puxadas por café e laranja.

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) variou 0,24% em julho, ante 0,54% em junho. Alimentação, Habitação e Saúde registraram decréscimo, enquanto Educação e Vestuário mostraram aumento.

O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) variou 0,54%, desacelerando em relação a junho. Materiais, Equipamentos e Mão de Obra apresentaram altas menores.