Projeções em meio às expectativas

O que esperar do IPCA-15 de outubro? Confira o que diz a Warren Investimentos

A expectativa para a plataforma, a ser divulgado nesta quinta-feira, 23 de outubro, foi definida em 0,46%. O índice resultaria em uma variação acumulada em doze meses de 4,38%

- Marcello Casal Jr./Agência Brasil
- Marcello Casal Jr./Agência Brasil

A inflação tem sido um tema de grande preocupação para os brasileiros e as expectativas para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15) de outubro são de atenção redobrada.

À SpaceMoney, Andréa Angelo, estrategista de inflação da Warren Investimentos, compartilhou suas análises e previsões sobre o cenário econômico.

A expectativa para a plataforma, a ser divulgado nesta quinta-feira, 23 de outubro, foi definida em 0,46%. O índice resultaria em uma variação acumulada em doze meses de 4,38%.

Na avaliação de Angelo, a prévia da inflação de outubro deve acelerar significativamente, principalmente devido ao aumento na tarifa de energia elétrica, que passou da bandeira vermelha 1 para a bandeira vermelha 2.

Isso deve impactar diretamente o IPCA, e fazer a variação do item energia elétrica saltar de 0,84% para 5,15%.

Além disso, a alimentação no domicílio pode ser um fator crucial, especialmente com a carne bovina em um aumento de 3,8%.

O grupo de alimentação no domicílio deve apresentar uma aceleração de -0,01% para 0,68%, enquanto o grupo de carnes deve saltar de 1,76% para 3,66%.

Esse aumento se deve à alta contínua da arroba do boi, que já ultrapassou os R$ 300,00 neste mês, após fechar setembro abaixo de R$ 280,00.

No mês passado, a Semana do Cinema contribuiu para a desaceleração do grupo de despesas pessoais. Agora, a Warren Investimentos aguarda uma reaceleração do IPCA-15, de -0,04% para 0,45%.

Do lado baixista, Angelo calcula uma deflação no item passagem aérea, que deve ficar em -3,00%.

O grupo de Transportes deve apresentar um impacto negativo, especialmente no item ônibus urbano, que deve passar de 0,00% para -2,70% devido à tarifa zero em transporte público no dia da eleição municipal.

O núcleo de serviços subjacentes deve apresentar uma aceleração relevante, de 0,02% para 0,42%.

Isso se deve a um aumento significativo em serviços como cinema, que deve passar de -8,75% para 4,35%.

A Warren Investimentos observa uma tendência de reaceleração nesse núcleo do IPCA-15 até o final do ano.

Para 2024, a plataforma sustenta uma projeção para o IPCA em 4,75%, uma revisão altista, principalmente devido ao aumento nos preços dos alimentos, especialmente da carne bovina.

Para 2025, analistas da Warren Investimentos projetam uma inflação de 4,26%.