Análises

Selic a 12,25%: o que dizem os analistas do mercado financeiro?

A autarquia sinalizou que novas altas de mesma magnitude devem ocorrer nas próximas duas reuniões

Boletim Focus e sua importância
Boletim Focus: documento essencial para compreender as projeções econômicas do Brasil, publicado semanalmente pelo Banco Central com dados do mercado financeiro | Reprodução

Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) elevou a taxa básica de juros, Selic, para 12,25% ao ano. Além disso, a autarquia sinalizou que novas altas de mesma magnitude devem ocorrer nas próximas duas reuniões.

Confira o comunicado na íntegra

O que dizem os analistas do mercado sobre a decisão da Selic?

Matheus Spiess, analista da Empiricus Research, viu a decisão de forma positiva, tendo em vista que o mercado financeiro estava “preocupado” com a condução do BC. Assim, em sua visão, o ajuste na economia, após o pacote de medidas para contenção de gastos, virá dos juros.

“Diante do contexto, era inevitável, pelo menos do ponto de vista de independência do BC. Essa decisão foi super importante para ancorar as expectativas“, analisa.

Marcelo Bolzan, CGA, estrategista de investimentos e sócio da The Hill Capital, destaca uma mudança no comunicado, com o Copom elevando sua expectativa para inflação, a 4% no segundo semestre de 2026.

“Mesmo que juros elevados sejam ruins para a Bolsa, o comunicado vai passar um recado importante de que o Banco Central vai buscar convergir a inflação para o centro da meta, então acho que o mercado vai ver isso com bons olhos”, observa.