Economia

Monitor do PIB recua 0,5% em outubro, mas economia dá sinais de crescimento, diz FGV

A taxa acumulada em 12 meses até outubro foi de 3,4%

Monitor do PIB recua 0,5% em outubro, mas economia dá sinais de crescimento, diz FGV
Reprodução

O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro recuou 0,5% em outubro ante setembro, segundo o Monitor do PIB, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV/Ibre).

Na comparação com outubro de 2023, houve crescimento de 5,4% em outubro de 2024. A taxa acumulada em 12 meses até outubro foi de 3,4%.

“Embora a economia tenha retraído 0,5% em outubro, quando comparado a setembro, o crescimento no mês comparado ao mesmo mês do ano anterior foi de 5,4%, o maior registrado em 2024, na análise interanual”, afirmou Juliana Trece, coordenadora do Monitor do PIB – FGV, em nota oficial.

O Monitor do PIB antecipa a tendência do principal índice da economia a partir das mesmas fontes de dados e metodologia empregadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), responsável pelo cálculo oficial das Contas Nacionais.

Segundo Trece, a retração no PIB na passagem de setembro para outubro é decorrente do fraco desempenho da agropecuária e de uma estagnação da indústria e dos serviços. Por outro lado, o crescimento interanual evidenciaria um aquecimento em relação ao resultado do final de 2023.

“De qualquer maneira, apesar da queda de outubro, a economia segue dando sinais de crescimento. Essa retração é insuficiente para gerar preocupação sobre a atividade econômica sendo necessária a divulgação dos próximos resultados para analisar se essa queda é pontual ou de fato se indica desaceleração econômica”, pontuou a coordenadora.