
O setor do etanol pode ser um dos mais impactados com novas tarifas prometidas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de acordo com a senadora Tereza Cristina (PP-MS), relatora do Projeto de Lei da Reciprocidade na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado.
Em entrevista à GloboNews nesta quarta-feira (2), Tereza relembrou a forte competição entre Brasil e Estados Unidos no setor agropecuário. Com ambos os países exportando produtos similares, “nós competimos em muitos desses produtos” do setor do etanol.
Etanol será afetado com tarifas do Donald Trump?
De acordo com a senadora, o governo pode debater o aumento da tarifa de importação do etanol norte-americano, mas não de forma unilateral. “Ela pode ser colocada à mesa, mas não pela imposição que eles querem, e sim dentro do que faz sentido para nossa economia”, afirmou Cristina.
Além do etanol, a parlamentar demonstrou preocupação com os setores de carne e açúcar, que também podem sofrer impactos negativos com as novas tarifas comerciais impostas por Trump.
Impacto do tarifaço no Brasil
A senadora Tereza Cristina expressou esperança de que os EUA ajam com justiça e não causem danos excessivos à economia brasileira.
Caso essas medidas prejudiquem o Brasil, a senadora defende que o país adote uma abordagem diplomática imediata. Porém, se isso acontecer, a parlamentar que ela mala “amanhã, iria para os Estados Unidos e ia sentar lá para discutir com o governo americano tarifas mais justas possíveis para as duas partes”.
A previsão é que Donald Trump anuncie oficialmente as novas tarifas ainda nesta quarta-feira (2), quando os mercados de ações dos EUA fecharem às 17h. Porém, o horário ainda não está confirmado.
Projeto de reciprocidade em pauta
Além disso, Tereza Cristina é relatora do Projeto de Lei da Reciprocidade. O PL propõe que o Brasil adote medidas comerciais em resposta a sanções unilaterais impostas por outros países.
A senadora revelou que conversou com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), para acelerar a tramitação do projeto na Casa.