O Nubank (ROXO34), um dos principais bancos digitais do Brasil, registrou 97,62 milhões de clientes em setembro de 2024, conforme dados divulgados pelo Banco Central nesta quinta-feira (24).
Com um crescimento de 11,51 milhões de novos consumidores apenas neste ano, o Nubank está perto de ultrapassar o Itaú Unibanco, que atualmente conta com 99,17 milhões de clientes.
E isso pode acontecer ainda esse ano. Só no terceiro trimestre, o Nubank conquistou 4,09 milhões de novos clientes, reforçando sua rápida expansão no mercado bancário brasileiro.
Nubank no cenário bancário brasileiro
O Nubank vem se destacando em um mercado dominado por grandes instituições tradicionais.
A Caixa Econômica Federal permanece como o banco com o maior número de clientes no Brasil, somando 155,56 milhões de consumidores e adicionando 4,13 milhões de novos usuários até setembro.
O Bradesco aparece em seguida, com 108,7 milhões de clientes, após registrar um crescimento de 2,86 milhões no ano.
O Banco do Brasil, com 77,49 milhões de usuários, também viu sua base de clientes crescer em 2024, adicionando 2,02 milhões de novos consumidores até o mês de setembro.
No entanto, o Nubank superou o Santander Brasil no terceiro trimestre de 2022 e o Banco do Brasil no segundo trimestre de 2023.
Agora, o banco digital está próximo de ultrapassar o Itaú, o terceiro maior banco em número de clientes no país.
Nubank lidera entre os bancos com maior crescimento de clientes
No terceiro trimestre de 2024, o Nubank foi a instituição financeira que mais ganhou clientes no Brasil, com 4,09 milhões de novos usuários.
Atrás dele, o Mercado Pago somou 3,28 milhões de consumidores, seguido pelo Banco Original (1,78 milhão), Inter (1,58 milhão) e Banco do Brasil (1,20 milhão).
Considerando o ano de 2024 como um todo, o Nubank também lidera o ranking, com 11,51 milhões de novos clientes.
Reclamações e desafios do setor bancário digital
Apesar do sucesso em atrair novos clientes, o setor bancário digital também enfrenta desafios relacionados à satisfação dos usuários.
O Banco Central divulgou, junto com os dados de clientes, o ranking de reclamações contra instituições financeiras.
O PagBank/PagSeguro ficou em primeiro lugar pelo segundo trimestre consecutivo, com um índice de 104,88 pontos, baseado em 3.423 reclamações para 32,63 milhões de clientes.
O C6 Bank ficou em segundo lugar, com 84,49 pontos e 2.596 queixas para 30,72 milhões de clientes, enquanto o Inter apareceu em terceiro, com 71,11 pontos e 2.515 reclamações para uma base de 33,93 milhões de consumidores.