Crescimento

Nubank (ROXO34) pode superar Itaú em clientes até o final de 2024, mostra Banco Central

Nubank (ROXO34) pode superar Itaú em clientes até o final de 2024, mostra Banco Central

O Nubank (ROXO34), um dos principais bancos digitais do Brasil, registrou 97,62 milhões de clientes em setembro de 2024, conforme dados divulgados pelo Banco Central nesta quinta-feira (24).  

Com um crescimento de 11,51 milhões de novos consumidores apenas neste ano, o Nubank está perto de ultrapassar o Itaú Unibanco, que atualmente conta com 99,17 milhões de clientes. 

E isso pode acontecer ainda esse ano. Só no terceiro trimestre, o Nubank conquistou 4,09 milhões de novos clientes, reforçando sua rápida expansão no mercado bancário brasileiro. 

Nubank no cenário bancário brasileiro  

O Nubank vem se destacando em um mercado dominado por grandes instituições tradicionais.

A Caixa Econômica Federal permanece como o banco com o maior número de clientes no Brasil, somando 155,56 milhões de consumidores e adicionando 4,13 milhões de novos usuários até setembro.  

O Bradesco aparece em seguida, com 108,7 milhões de clientes, após registrar um crescimento de 2,86 milhões no ano. 

O Banco do Brasil, com 77,49 milhões de usuários, também viu sua base de clientes crescer em 2024, adicionando 2,02 milhões de novos consumidores até o mês de setembro.  

No entanto, o Nubank superou o Santander Brasil no terceiro trimestre de 2022 e o Banco do Brasil no segundo trimestre de 2023.

Agora, o banco digital está próximo de ultrapassar o Itaú, o terceiro maior banco em número de clientes no país. 

Nubank lidera entre os bancos com maior crescimento de clientes 

No terceiro trimestre de 2024, o Nubank foi a instituição financeira que mais ganhou clientes no Brasil, com 4,09 milhões de novos usuários.  

Atrás dele, o Mercado Pago somou 3,28 milhões de consumidores, seguido pelo Banco Original (1,78 milhão), Inter (1,58 milhão) e Banco do Brasil (1,20 milhão). 

Considerando o ano de 2024 como um todo, o Nubank também lidera o ranking, com 11,51 milhões de novos clientes.  

Reclamações e desafios do setor bancário digital 

Apesar do sucesso em atrair novos clientes, o setor bancário digital também enfrenta desafios relacionados à satisfação dos usuários.  

O Banco Central divulgou, junto com os dados de clientes, o ranking de reclamações contra instituições financeiras.

O PagBank/PagSeguro ficou em primeiro lugar pelo segundo trimestre consecutivo, com um índice de 104,88 pontos, baseado em 3.423 reclamações para 32,63 milhões de clientes. 

O C6 Bank ficou em segundo lugar, com 84,49 pontos e 2.596 queixas para 30,72 milhões de clientes, enquanto o Inter apareceu em terceiro, com 71,11 pontos e 2.515 reclamações para uma base de 33,93 milhões de consumidores.