Economia

Números do varejo em dezembro mostram economia em desaceleração, diz Órama Investimentos

Dados podem ser explicados principalmente como um efeito de uma Black Friday forte em novembro, declarou a economista Eduarda Schmidt

- Marcello Casal Jr/Agência Brasil
- Marcello Casal Jr/Agência Brasil

As vendas do comércio varejista no país recuaram 1,30% na passagem de novembro para dezembro, no segundo resultado efetivamente negativo para 2023, fora da faixa de variação entre -0,10% e -0,50%, e o de maior amplitude. O resultado veio abaixo do esperado (-0,2%), que tinha piso de -0,6% e teto de 0,4%. 

Apesar disso, o varejo encerrou o ano no campo positivo, com uma alta de 1,70%, resultado superior a 2022 (1,0%). Os dados são da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada nesta quinta-feira (7), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Para a economista Eduarda Schmidt, o resultado abaixo do piso das expectativas surpreendeu negativamente, mas pode ser explicado principalmente como um efeito de uma Black Friday forte em novembro.

A leitura do varejo reforça o cenário de desaceleração da economia feito pela plataforma. “Para o [Produto Interno Bruto] PIB, mantemos nossa projeção de 3,0% em 2023 e de 1,6% para 2024”, acrescentou Schmidt.