O relatório Payroll divulgado nesta sexta-feira (6), não altera a expectativa de um corte de juros de 0,25 pontos percentuais na próxima reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC, na sigla em inglês), pois a inflação continua em direção à meta de 2,0% e as expectativas estão estáveis, afirmou o economista-chefe da Suno Research, Gustavo Sung.
De acordo com o relatório, o mercado de trabalho dos Estados Unidos da América (EUA) criou 227 mil novas vagas de emprego não-agrícolas em novembro de 2024, o que superou ligeiramente as expectativas do mercado, que eram de 214 mil.
Além disso, os dois meses anteriores tiveram revisões positivas, com 56 mil vagas a mais. A taxa de desemprego subiu de 4,1% para 4,2%, em linha com o consenso, enquanto o salário médio por hora acelerou 0,4% de outubro para novembro, mantendo uma variação anual de 4,0%.
Para Sung, os dados refletem uma recuperação após os impactos do furacão Milton e das greves no setor industrial em outubro.
O economista destaca que, com a economia sem sinais claros de recessão, o Federal Reserve (FED), banco central norte-americano, deve manter o ritmo atual de ajustes, com o ciclo de corte de juros previsto para continuar até 2025-2026.