O início de junho promete ser bastante movimentado para o mercado financeiro, já que a primeira semana do mês traz importantes divulgações econômicas no Brasil e no exterior.
No Brasil, o destaque será o Produto Interno Bruto (PIB) do primeiro trimestre, que será divulgado na próxima terça-feira (4) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
No trimestre anterior, a economia brasileira ficou estagnada em relação ao terceiro trimestre de 2023, mas cresceu 2,1% em comparação ao quarto trimestre de 2022.
Pelos Estados Unidos da America (EUA), os dados do mercado de trabalho de maio serão o foco de atenção.
A semana começa com o número de vagas de trabalho abertas em abril, seguido pela criação de vagas no setor privado na quarta-feira (5), divulgada pela ADP.
Na sexta-feira, serão apresentados os números do payroll e a taxa de desemprego, com um panorama da atividade econômica após o PIB do primeiro trimestre ter crescido 1,3%, desacelerando em relação ao crescimento de 3,4% no quarto trimestre de 2023.
Na zona do euro, o Banco Central Europeu (BCE) anunciará sua decisão sobre a taxa de juros na quinta-feira (6), com a expectativa de um corte.
Já na sexta-feira, serão divulgados os dados do PIB do primeiro trimestre da região.