Economia

PIM Regional: Produção industrial recua em 5 dos 15 locais pesquisados em abril, diz IBGE

Os maiores recuos foram no Pará (-11,2%) e na Bahia (-5,4%)

Fábrica de produtos químicos Braskem. Maceió (AL) 22.11.2012 – Foto: José Paulo Lacerda
Fábrica de produtos químicos Braskem. Maceió (AL) 22.11.2012 – Foto: José Paulo Lacerda

Cinco dos quinze locais investigados pela Pesquisa Indústria Mensal (PIM) Regional apresentaram queda na passagem de março para abril, quando a produção industrial nacional caiu 0,5%.

Os maiores recuos foram no Pará (-11,2%) e na Bahia (-5,4%).

Na outra ponta, destaque para o crescimento de 12,8% do Paraná e de 12,2% em Pernambuco.

O resultado foi divulgado nesta sexta-feira (14) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A principal influência e maior queda percentual foi da indústria do Pará, que registrou o recuo mais intenso desde maio de 2022 (-18,1%), pressionado pelo resultado do setor extrativo.

A queda na indústria baiana foi a segunda em influência e em percentual. O recuo vem após três meses com taxas positivas, quando acumulou um crescimento de 4,0%. O comportamento nos setores de derivados do petróleo e produtos químicos ajuda a explicar a queda.

Pelo lado das altas, Paraná (12,8%) volta a crescer após acumular perda de 12,6% nos meses de março e fevereiro.

O estado do Sul foi a principal influência positiva e registrou a maior alta percentual, graças ao desempenho do setor de derivados do petróleo e da indústria de alimentos, além dos setores veículos.

Maior parque industrial do país, São Paulo foi o segundo local em influência positiva, com alta de 1,9%.

A indústria paulista volta a crescer após dois meses de resultado negativo, quando acumulou variação de -0,4%. A taxa de abril foi influenciada pelo desempenho do setor de alimentos, além das indústrias de derivados do petróleo e de veículos.

Com esse resultado, São Paulo fica 1,8% acima do patamar pré-pandemia (fevereiro de 2020).

Na comparação com abril de 2023, a indústria nacional cresceu 8,4% em abril de 2024, com 16 dos 18 locais pesquisados com resultados positivos. 

A PIM Regional de abril também apresentou os resultados do acumulado no ano (janeiro-abril) de 2024, na comparação com o mesmo período de 2023.

Neste índice, a indústria nacional mostrou crescimento de 3,5%, com resultados positivos em dezessete dos dezoito locais pesquisados.