Pagamentos

Pix por aproximação passa a valer na próxima semana; veja o que muda

O serviço havia sido regulamentado no início de agosto deste ano, quando foi anunciado que a implementação seria obrigatória a partir de novembro

Pix por aproximação passa a valer na próxima semana; veja o que muda

O Banco Central (BC) anunciará, na próxima segunda-feira, 4 de novembro, o lançamento do Pix por aproximação. Essa funcionalidade permitirá que o consumidor realize transferências ao aproximar o celular da máquina de cartão.

O serviço havia sido regulamentado no início de agosto deste ano, quando foi anunciado que a implementação seria obrigatória a partir de novembro.

A obrigatoriedade da nova modalidade será gradual para as empresas. A partir de novembro, instituições financeiras que realizarem 99% das operações de iniciação de pagamento serão obrigadas a oferecer a funcionalidade. Já para demais instituições, o prazo estabelecido será janeiro de 2026.

Segundo informações da CNN Brasil, o anúncio acontecerá em evento em conjunto do BC com o Google, no escritório da empresa, em São Paulo (SP).

Para as instituições financeiras que queiram ofertar esse serviço, será necessário implementar mecanismos de comunicação via NFC, necessário para o pagamento por aproximação.

O Banco do Brasil (BBAS3), em parceria com a Cielo, iniciou a implementação da função por aproximação no começo de outubro.

O projeto-piloto permitia que correntistas da instituição pudessem realizar compras apenas aproximando o celular da maquininha da Cielo, em estabelecimentos comerciais previamente habilitados em Brasília e em São Paulo.

Para pagamentos de até R$ 200, os clientes só precisam abrir o aplicativo do BB, clicar em “Pix por aproximação” e realizar a autenticação no app.

Já valores superiores a R$ 200 vão exigir a digitação adicional de senha, a mesma já utilizada na realização do Pix tradicional.