Finanças

Prazo para resgatar 'dinheiro esquecido' termina quarta-feira (16); veja como fazer

Mais de R$ 8 milhões já foram devolvidos aos beneficiários, enquanto R$ 8,5 mi continuam disponíveis no sistema do Banco Central

Prazo para resgatar 'dinheiro esquecido' termina quarta-feira (16); veja como fazer

O Banco Central (BC) está em contagem regressiva para o encerramento do prazo de devolução de ‘dinheiro esquecido’ em bancos, consórcios e outras instituições financeiras. Até o dia 16 de outubro, pessoas físicas e jurídicas ainda podem consultar o Sistema de Valores a Receber (SVR) para verificar se possuem recursos esquecidos.

Após essa data, o governo poderá recolher os valores não reclamados, conforme previsto no projeto de lei sancionado pelo presidente Lula, que também inclui a reoneração gradual da folha de pagamento de 17 setores da economia.

Até o momento, mais de R$ 8 milhões já foram devolvidos aos beneficiários, enquanto R$ 8,5 milhões continuam disponíveis no sistema.

Entre os que já resgataram seus valores, 41.936.298 pessoas físicas receberam um total de R$ 6,62 bilhões, e 3.620.650 empresas resgataram R$ 1,97 bilhão.

Como consultar seus valores a receber?

A consulta e a solicitação de devolução dos valores podem ser feitas exclusivamente pelo site oficial do Banco Central

O consumidor terá 30 minutos dentro do sistema. Segundo o BC, esse tempo é suficiente para fazer tudo que precisa, mas fique atento ao reloginho no canto superior da tela.

Para que os valores sejam liberados, é necessário fornecer uma chave PIX. Se não houver uma chave cadastrada, o usuário deve contatar a instituição financeira para combinar o método de recebimento ou criar uma chave PIX e retornar ao sistema.

No caso de valores pertencentes a pessoas falecidas, o acesso é restrito a herdeiros, testamenteiros, inventariantes ou representantes legais, que também devem preencher um termo de responsabilidade. Após a consulta, é preciso contatar as instituições para saber como proceder.

O pagamento via Pix será realizado em até 12 dias úteis. Para outras formas de devolução, o prazo é definido pela própria instituição financeira, que não tem obrigação de cumprir o período de 12 dias úteis, segundo o Banco Central.

A instituição financeira também pode entrar em contato por telefone ou e-mail para confirmar sua identidade ou esclarecer dúvidas sobre o processo de devolução, como medida de segurança para o pagamento do valor solicitado pelo cliente.