A produção industrial do Brasil recuou 1,6% em janeiro frente a dezembro de 2023, na série com ajuste sazonal. As informações foram divulgadas nesta quarta-feira (6) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Na comparação com janeiro de 2023, a indústria cresceu 3,6%, o que marca o sexto resultado positivo consecutivo neste tipo de comparação.
Segundo o IBGE, no acumulado dos últimos doze meses, o índice avançou 0,4%, acima do resultado de dezembro de 2023 (0,2%), quando interrompeu o comportamento de estabilidade observado em novembro (0,0%), outubro (0,0%) e setembro (0,0%) do mesmo ano.
João Savignon, head de pesquisa macroeoconômica da Kínitro, afirmou que espera resultados melhores para 2024, compatíveis com uma aceleração do crescimento da indústria em relação ao ano anterior.
"A manutenção dos cortes de juros, a taxa de câmbio bem-comportada e as políticas de estímulo à infraestrutura são elementos que colaboram para essa perspectiva, a partir do afrouxamento das condições financeiras e creditícias no país ao longo do ano", aponta.