Economia

Projeções do Federal Reserve passam a prever somente um corte de juros em 2024 nos EUA

Para Matheus Spiess, analista da Empiricus Research, ainda há chances de duas reduções na taxa fed funds neste ano

Projeções do Federal Reserve passam a prever somente um corte de juros em 2024 nos EUA

O Federal Reserve (banco central norte-americano) manteve, mais uma vez, os juros inalterados nos Estados Unidos nesta quarta-feira (12).

A taxa fed funds permanece no intervalo entre 5,25% e 5,50% ao ano, em seu maior nível desde 2001. Em comunicado, o Fed afirmou que indicadores recentes sugerem que a atividade econômica continuou crescendo em ritmo sólido.

"Os ganhos de emprego permaneceram fortes e a taxa de desemprego manteve-se baixa. A inflação abrandou no último ano, mas continua elevada. Nos últimos meses, registaram-se novos progressos modestos no sentido do objetivo de inflação de 2% do Comitê", diz o FOMC.

O presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, disse nesta quarta-feira (12) que as projeções divulgadas pelas autoridades da autarquia sobre a inflação são "conservadoras" por natureza.

Em seu discurso após a reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto, Powell afirmou que a perspectiva de inflação oferecida pelo Fed é "uma previsão bastante conservadora" que pode não ser confirmada pelos dados futuros e está sujeita a revisão.

Os dados do Payroll na última sexta-feira (07), acima do esperado, não mudaram a decisão do Fed e a fala de Jerome Powell, no entanto, fizeram efeito no sumário de projeções econômicas (SEP), divulgado pela autarquia, segundo Matheus Spiess, analista da Empiricus Research. 

Anteriormente, as expectativas estavam para três cortes em 2024. "Começamos a ver uma normalização e, se houver espaço, com aumento leve da taxa de desemprego, dados em linha de emprego e inflação abaixo nos próximos meses, podemos ter a chance de dois cortes neste ano", afirma.