A Receita Federal disponibiliza, a partir das 10h desta quarta-feira (23), a consulta ao lote de restituição do Imposto de Renda referente ao mês de abril. O lote inclui 279.500 contribuintes que estavam retidos na malha fina e que, após regularizarem suas situações fiscais, agora têm direito ao reembolso.
Além disso, nesta lista, também estão as restituições residuais de anos anteriores. A Receita Federal pagará R$ 339,63 milhões neste lote, sendo R$ 180,27 milhões destinados a contribuintes com prioridade legal no reembolso.
Entre esses beneficiados estão idosos, pessoas com deficiência, professores e cidadãos que informaram a chave Pix vinculada ao CPF.
Como consultar a restituição do Imposto de Renda?
Para verificar se está entre os beneficiados, o contribuinte deve acessar o site da Receita Federal, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, depois, em “Consultar a Restituição”.
Além disso, a consulta também pode ser feita pelo aplicativo da Receita Federal disponível para dispositivos móveis.
Quem é prioridade?
Recebem primeiro a restituição do Imposto de Renda aqueles que entregam cedo a declaração do IR, com dados corretos. Além disso, têm prioridade:
- Idosos com 60 anos ou mais, especialmente os acima de 80 anos;
- Pessoas com deficiência ou moléstia grave;
- Contribuintes cuja principal renda vem do magistério;
- Aqueles que utilizaram a declaração pré-preenchida e/ou optaram pelo recebimento via Pix.
Pagamento acontece no fim do mês
A restituição do Imposto de Renda estará disponível no dia 30 de abril, diretamente na conta bancária indicada na declaração ou via chave Pix do tipo CPF. Porém, caso o depósito não seja efetuado por algum motivo, o valor ficará disponível para resgate no Banco do Brasil por até um ano.
Assim, para fazer o resgate, é possível agendar o crédito em qualquer conta bancária em nome do contribuinte por meio do Portal BB ou pelos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais regiões) e 0800-729-0088 (para deficientes auditivos).