
O Ministério da Fazenda anunciou na segunda-feira (10) o lançamento da plataforma digital Repis Cidadão (Sistema de Ressarcimento de Valores do Extinto Fundo PIS-Pasep).
A iniciativa visa permitir a consulta e o saque de valores residuais das cotas do antigo fundo do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), que foram extintos em 2020.
Como acessar o sistema Repis Cidadão?
A plataforma foi disponibilizada pelo site oficial do Ministério da Fazenda. A pasta estima que o valor médio a ser retirado pelos beneficiários seja de R$ 2.800,00.
Os trabalhadores que atuaram com carteira assinada ou como servidores públicos entre os anos de 1971 e 1988 e ainda não realizaram o saque poderão verificar sua situação na plataforma.
Caso o titular tenha falecido, o beneficiário legal vai ter acesso ao sistema para verificar os valores e o procedimento para retirada.
Datas e requisitos para o ressarcimento
Os primeiros ressarcimentos serão realizados em 28 de março.
Para acessar a plataforma e efetuar a consulta, o usuário deve possuir conta Gov.br nos níveis prata ou ouro.
“Os valores que serão consultados via Repis Cidadão dizem respeito ao ressarcimento referente às cotas do extinto Fundo PIS/Pasep das pessoas que trabalharam com carteira assinada ou como servidor público entre 1971 e 1988 e ainda não realizaram o saque. O montante a ser retirado vai variar de acordo com quanto tempo a pessoa trabalhou, nesse período, e do salário que recebia, à época”, destacou o Ministério da Fazenda.
Plataforma inspirada no Banco Central
A Repis Cidadão foi inspirada no Sistema de Valores a Receber do Banco Central, que permitiu a consulta e resgate de valores esquecidos em bancos e instituições financeiras.
Além do Repis Cidadão, vai ser possível consultar informações sobre saldos do PIS-Pasep por meio do aplicativo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).