Economia

RTI: Banco Central projeta crescimento do PIB em 3,0% neste ano

Para o próximo ano, contudo, a estimativa de crescimento da economia brasileira foi reduzida em 0,10%, de 1,80% para 1,70%

- Antônio Cruz/Agência Brasil
- Antônio Cruz/Agência Brasil

O Banco Central (BC) divulgou, na manhã desta quinta-feira (21), o Relatório Trimestral da Inflação (RTI). No documento, a autoridade monetária revisou sua projeção para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) neste ano de 2,90% a 3,00%.

Para o próximo ano, contudo, a estimativa de crescimento da economia brasileira foi reduzida em 0,10%, de 1,80% para 1,70%.

O cenário prospectivo inclui aumento do ritmo de crescimento ao longo do próximo ano, com moderação do consumo das famílias, retomada dos investimentos, e manutenção de um balanço favorável nas contas externas.

A inflação acumulada em doze meses, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), aumentou ligeiramente desde o Relatório anterior, de 4,610% para 4,680%.

O movimento ainda refletiu efeito menor das desonerações tributárias e dos reajustes negativos de combustíveis que haviam ocorrido no segundo semestre de 2022.

Menos afetada por esses eventos, a variação em doze meses da média dos núcleos de inflação continuou em recuo, de 5,22% para 4,56%. Na métrica trimestral com ajuste sazonal, a inflação cheia e a média dos núcleos de inflação se aproximam da meta para a inflação nas divulgações mais recentes.

Clique aqui e veja a íntegra do relatório do Banco Central (BC).