Atenção aos dados

Vazamento de dados do Pix? Veja o que diz o Banco Central

Órgão comunicou que as pessoas que tiveram seus dados cadastrais obtidos a partir do incidente serão notificadas exclusivamente por meio do aplicativo ou pelo internet banking de sua instituição financeira

Vazamento de dados do Pix? Veja o que diz o Banco Central

O Banco Central (BC) informou nesta segunda-feira (30) que houve vazamento de dados cadastrais vinculados a 53.383 chaves PIX da “Qesh Instituição de Pagamento”, entre 10 a 19 de setembro deste ano.

O BC destacou que não foram expostos dados sensíveis, como senhas, informações de movimentações ou saldos financeiros em contas transacionais. Bem como quaisquer outras informações sob sigilo bancário relacionadas ao Pix.

“As informações obtidas são de natureza cadastral, que não permitem movimentação de recursos, nem acesso às contas ou a outras informações financeiras”, acrescentou a instituição.

Além disso, o órgão comunicou, em nota, que as pessoas que tiveram seus dados cadastrais obtidos a partir desse incidente serão notificadas exclusivamente por meio do aplicativo ou pelo internet banking de sua instituição de relacionamento.

“Nem o BC nem as instituições participantes usarão quaisquer outros meios de comunicação aos usuários afetados, tais como aplicativos de mensagens, chamadas telefônicas, SMS ou e-mail.”

Não é a primeira vez que dados do Pix vazam…

No dia 19 de setembro, o BC informou que dados de 150 chaves Pix de clientes da SHPP Brasil Instituição de Pagamentos (Shopee) foram expostos

A exposição ocorreu entre os dias 2 e 4 de setembro de 2024 e incluiu informações como o nome do usuário, CPF, instituição de relacionamento, agência bancária, número e tipo da conta. 

O BC destacou que a exposição envolveu apenas dados cadastrais, sem afetar movimentações financeiras, como saldos, senhas ou extratos bancários, que permanecem protegidos pelo sigilo bancário.