Em janeiro de 2024, o volume de serviços prestados no Brasil cresceu 0,70% frente a dezembro. Esse foi o terceiro resultado positivo consecutivo do indicador, que acumula um ganho de 1,90%.
Quatro das cinco atividades pesquisadas ficaram no campo positivo: informação e comunicação (1,50%), setor com maior impacto sobre o resultado geral; serviços profissionais, administrativos e complementares (1,10%) e transportes (0,70%). Os outros serviços (0,20%) mostraram uma ligeira variação positiva e os serviços prestados às famílias (-2,70%) assinalaram queda.
Dessa forma, o setor de serviços se encontra 13,50% acima do nível de fevereiro de 2020 (pré-pandemia de COVID-19) e 0,70% abaixo de dezembro de 2022 (ponto mais alto da série histórica).
Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nesta sexta-feira (15), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Este foi o quarto resultado positivo seguido para o setor de informação e comunicação (1,5%), que acumulou no período um ganho de 3,8%.
O principal impacto positivo ficou com a parte de serviços audiovisuais (27,6%), impulsionado pelo crescimento da receita das empresas que atuam com exibição cinematográfica, programadoras de conteúdo para TV fechada e plataformas de streamings, de acordo com o gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo.
No confronto com igual mês do ano anterior, o volume de serviços apontou expansão de 4,50% em janeiro de 2024, após ter recuado 1,90% em dezembro.
A configuração do índice deste mês se deu de forma mais espalhada tanto setorialmente como em termos regionais, já que todas as cinco atividades e vinte e seis das vinte e sete unidades da federação avançaram frente a igual mês do ano anterior.
O índice de difusão de janeiro de 2024, que mede o percentual de serviços em expansão, sinalizou um maior número de atividades com taxas positivas, com avanço em 92 dos 166 tipos de serviço pesquisados (55,4%).