Moeda chinesa

Yuan chinês rompe a barreira de 7 por dólar pela primeira vez em 16 meses

-
-

O yuan chinês rompeu a barreira de 7 por dólar nesta quarta-feira (25) marcando sua primeira superação em 16 meses. A moeda offshore alcançou um pico de 6,9951 por dólar, com uma recuperação de aproximadamente 4% em relação ao mínimo do ano, registrado em julho.  

Yuan e impacto das decisões do Fed 

A recuperação do yuan se dá em um cenário de expectativas sobre o Federal Reserve, o banco central dos Estados Unidos.  

O Fed pode continuar a afrouxar sua política monetária. Uma recente redução de meio ponto percentual mantém o dólar em desvantagem.  

A força do yuan pode aumentar se exportadores repatriarem suas reservas em dólares para a moeda local. Em agosto, as empresas locais registraram vendas líquidas de câmbio em bancos pela primeira vez em 14 meses. 

Plano econômico da China 

A valorização também coincide com a divulgação de um conjunto de medidas de apoio econômico na última terça-feira (24) que inclui a criação de um fundo de estabilização do mercado de ações, em resposta a preocupações sobre a meta de crescimento da China. 

Na segunda-feira (23), o Banco do Povo da China (PBOC) realizou a injeção de capital no sistema bancário pela primeira vez em meses ao introduzir uma quantia de 234,6 bilhões de yuans

A estratégia do Banco Popular da China (PBOC) em relação ao yuan voltou a ser um tema importante, após sentimento em relação à moeda variar entre pessimismo e otimismo.  

As autoridades chinesas, embora celebrem a recuperação, estão atentas a uma valorização excessiva. Uma valorização exagerada pode afetar a competitividade das exportações. 

Nesta quarta-feira, o PBOC fixou a taxa de referência do yuan em 7,0202 por dólar, uma postura neutra. Isso está alinhado às expectativas do mercado. Khoon Goh, do Australia & New Zealand Banking Group, afirmou que as autoridades não se opõem à valorização da moeda. Elas estão “dando o sinal verde para mais ganhos da moeda”.  

Sustentabilidade dos ganhos do yuan 

Analistas alertam que a valorização do yuan pode não ser sustentável. Ken Cheung, do Mizuho Bank, acredita que ganhos acima de 7 por dólar são incertos. Para isso, a China precisa mostrar recuperação econômica e no setor imobiliário.  

“Embora o PBOC esteja ciente do risco de valorização unilateral do yuan, de acordo com os comentários do governador Pan, isso significa que medidas para esfriar a tendência de valorização do yuan estão prontas, se necessário”, disse Cheung.