Educação financeira

3 inovações para organizar suas finanças pessoais em 2025

Especialistas da Friday recomendam uso de novas tecnologias para conduzir finanças com menos esforço e mais controle

Descubra formas de organizar sua vida financeira com a tecnologia
A inteligência artificial transformou os pagamentos e tendências. | Imagem: Freepik

O início de 2025 é o momento ideal para organizar as suas finanças pessoais. Assim, é possível reduzir o estresse que a falta de planejamento causa no seu dia a dia.

A inteligência artificial transformou os pagamentos e tendências. Um exemplo é o Open Finance, que está em uma fase de desenvolvimento de tecnologias que vão aprimorar a gestão financeira. 

As novas possibilidades do mercado financeiro já têm colocado assistentes inteligentes acessíveis na palma da mão do brasileiro, tornando a gestão mais prática e otimizada no dia a dia.

Hoje é possível contar com um assistente inteligente em interface de IA que busca contas, envia alertas de vencimento e realiza pagamentos diretamente pelo WhatsApp, sem a necessidade de acessar aplicativos bancários.

“Essas ferramentas simplificam o dia a dia e tornam o planejamento mais acessível para todos os perfis de usuários”, aponta Pedro Gomes, fundador e Co-CEO da Friday, fintech que permite o pagamento de contas com um ‘sim’ por WhatsApp.

Para Felipe Castro, fundador e Co-CEO da Friday, as tendências do segmento podem facilitar a vida das pessoas em diversas formas, como a extinção de multas por atrasos por esquecer vencimentos, o tempo gasto com pagamentos e a dificuldade em se organizar financeiramente. 

Segundo o SPC Brasil, 62% da população não controla suas finanças pessoais, destacando a importância das inovações do setor. Sendo assim, os especialistas listaram três serviços existentes no aplicativos que podem transformar esse cenário: 

Confira 3 inovações que te auxiliam com as finanças pessoais

1. Pagamento de contas com IA via WhatsApp

“Enquanto os bancos exigem que o usuário abra o aplicativo e siga uma sequência de etapas até concluir o pagamento e obter o comprovante, os assistentes financeiros simplificam esse processo. A IA lembra a pendência e basta responder ‘sim’ no WhatsApp para que o pagamento seja realizado”, ressalta Gomes.

De acordo com o especialista, essa estratégia não apenas reduz o risco de inadimplência, mas também contribui para manter o orçamento sob controle.

2. Relatórios financeiros autogerenciáveis

Segundo Castro, manter uma visão clara de onde o dinheiro está sendo gasto é fundamental para uma gestão eficiente.

“Acompanhar relatórios financeiros, que podem ser gerados por aplicativos, permitem identificar excessos e ajustar hábitos de consumo. Essa prática ajuda a visualizar com precisão os gargalos financeiros e as áreas em que é possível economizar”, explica.

3. Categorização gerada via inteligência artificial 

Além disso, separar os gastos por categorias, como alimentação, transporte, lazer e investimentos, facilita o entendimento das prioridades financeiras.

“Com a categorização inteligente esse processo se torna ainda mais eficiente, já que a tecnologia aprende com as primeiras classificações e, a partir delas, sugere automaticamente as categorias das despesas. Isso otimiza o planejamento e torna o processo mais personalizado”, explica Gomes.