Precisando de crédito?

Como aumentar meu Serasa Score de graça?

Entenda como é possível elevar a pontuação de crédito da plataforma sem cair em golpes ou falsas promessas

Serasa Score
Serasa Score | Imagem/serasa.com.br

Como aumentar meu Score sem custo? Se você tem essa dúvida, temos uma boa notícia: a alteração da pontuação de crédito é gratuita. Se você encontrar “serviços” que cobram para aumentar o Score, fique atento, pois trata-se de um golpe. A única maneira de melhorar sua pontuação é adotando hábitos financeiros saudáveis.

O Serasa Score é a pontuação de crédito da Serasa, que varia de 0 a 1.000. Ele reflete a situação financeira de uma pessoa e indica às empresas a probabilidade de ela pagar suas contas em dia nos próximos meses.

Quanto maior o Score, melhor é a situação financeira da pessoa e, neste sentido, são maiores são as chances de o consumidor obter crédito, seja via parcelamentos, empréstimos, financiamentos ou cartões de crédito, por exemplo.

Importante ressaltar que o único que pode influenciar o aumento do Score é o próprio consumidor. Entenda os comportamentos e hábitos que podem garantir um bom histórico financeiro e ajudar na organização da sua vida financeira.

Hábitos para aumentar o seu Score

Pague suas contas pontualmente

O fator mais importante para o cálculo do Serasa Score é o Cadastro Positivo, que registra o histórico de pagamentos de faturas como cartão de crédito, parcelamentos, empréstimos e serviços essenciais (como água, luz, e telefone). Por isso, é fundamental ser consistente: pagar todas as contas em dia, todo mês, tem um impacto significativo na pontuação do Serasa Score.

Use o cartão de crédito com mais frequência

O uso do cartão de crédito também influencia o Serasa Score. O Cadastro Positivo é construído, em grande parte, com base nos gastos com a função crédito. Portanto, quanto mais você utiliza essa forma de pagamento, mais dados são gerados para compor o histórico. No entanto, essa estratégia é recomendada apenas se as faturas forem pagas em dia e o crédito for utilizado de maneira consciente.

Renegocie suas dívidas

Estar com o nome negativado prejudica sua pontuação de crédito, pois ser inadimplente é um sinal negativo para o mercado e diminui a confiança das empresas. Portanto, é essencial renegociar dívidas e resolver pendências financeiras relacionadas ao seu CPF, como cheques sem fundo ou ações judiciais. Use o Serasa Limpa Nome para verificar se há alguma oferta de negociação para sua dívida.

Acompanhe sua pontuação gratuitamente pelo Serasa

Monitorar as mudanças na sua pontuação ajuda a manter o controle sobre sua saúde financeira. Não consulte o Serasa Score apenas quando precisar de crédito; o ideal é acompanhar regularmente e entender como o mercado avalia seu CPF.

Solicite crédito com moderação

Cada vez que você solicita ou simula um empréstimo, parcelamento ou financiamento, a consulta ao seu CPF fica registrada, e o mercado pode interpretar muitos pedidos como um sinal de necessidade urgente de crédito, o que pode prejudicar temporariamente sua pontuação. É aconselhável aguardar ao menos três meses entre cada solicitação. Utilize o Serasa Crédito para fazer simulações, pois elas não impactam negativamente o Score.

Mantenha seus dados atualizados no Serasa

A relação com o mercado de crédito, construída ao longo do tempo, também influencia o cálculo do Serasa Score. Para preservar essa relação, mantenha seus dados pessoais atualizados na plataforma da Serasa, como e-mail e telefone de contato.

Ative a função Conexão Bancária

A versão 3.0 do Serasa Score permite que o consumidor participe ativamente da construção de sua pontuação ao ativar a Conexão Bancária, uma funcionalidade que, com a autorização do usuário, compartilha informações financeiras, como extratos e movimentações de conta, com o sistema da Serasa. Se esses dados forem positivos e relevantes, a pontuação pode aumentar ao longo do tempo. A conexão nunca diminuirá a pontuação; ela apenas pode fazer com que aumente ou permaneça igual.

Vale ressaltar que o Score talvez não aumente de forma imediata após adotar as ações mencionadas, é necessário ter paciência. Garanta que a cada mês suas práticas financeiras estejam alinhadas com comportamentos que contribuem para o aumento da pontuação.

Consumidores mais jovens, que ainda têm histórico recente no mercado de crédito, também podem precisar esperar um período para ver sua pontuação aumentar, à medida que constroem um relacionamento com as empresas.