Educação financeira

Conseguiu o primeiro emprego? Veja dicas para fazer seu salário render mais

Primeiras oportunidades profissionais trazem o contato inicial com a remuneração e sensação de independência, mas se planejar financeiramente desde cedo traz mais estabilidade e segurança

- Pexels
- Pexels

Para muitas pessoas, a carreira profissional começa com um estágio ou o ingresso no Programa de Aprendizagem. Com a oportunidade no mundo do trabalho, começa também o primeiro contato com a remuneração por meio da bolsa-auxílio, no caso dos estagiários, ou do salário para os aprendizes. 

A organização das despesas, contudo, deve vir juntamente com a primeira oportunidade profissional. 

Muitos jovens enfrentam dificuldades para lidar com suas finanças de maneira eficaz, o que pode resultar em dificuldades financeiras no futuro. Neste contexto, a educação financeira e o conhecimento sobre investimentos tornam-se fundamentais para que o salário renda mais e para o alcance de objetivos financeiros a longo prazo.

Boas práticas

  • – Orçamento:

Crie um orçamento para entender para onde vai o dinheiro. Anote todas as despesas e ganhos mensais para visualizar para onde vai o seu dinheiro.

  • – Poupança:

Reserve uma parte do salário para a poupança. Mesmo que seja um valor pequeno, o hábito de poupar regularmente vai ser crucial para a construção de reservas financeiras.

  • – Controle:

Evite acumular dívidas desnecessárias. Se precisar recorrer a empréstimos ou cartões de crédito, faça isso de forma consciente, analise as taxas de juros e as condições de pagamento.

  • – Pesquisa e Aprendizado:

Mantenha-se informado sobre educação financeira. Livros, cursos online, palestras e podcasts são excelentes recursos para ampliar seu conhecimento sobre o assunto.

     

Investimentos para o salário render mais

Os investimentos são meios pelos quais o dinheiro trabalha para você. Em vez de apenas guardar o dinheiro na poupança, os investimentos oferecem oportunidades para fazer o dinheiro crescer ao longo do tempo.

Conheça algumas opções:

  • – 1. Tesouro Direto: Investimento em títulos do governo. São considerados seguros e acessíveis para iniciantes, com diferentes opções de renda fixa.
  • – 2. Fundos de Investimento: Existem diversas opções de fundos disponíveis no mercado, como os fundos de renda fixa, ações, multimercado, entre outros. Pesquise e entenda o funcionamento de cada um antes de investir.
  • – 3. Ações: Investir em ações requer um pouco mais de conhecimento e análise do mercado. Com a aplicação, você encontrou uma forma de se tornar sócio de uma empresa e pode obter rendimentos através da valorização das ações e pagamento de dividendos.
  • – 4. Fundos de Previdência Privada: São voltados para o planejamento da aposentadoria. Oferecem vantagens fiscais e possibilitam a construção de um patrimônio a longo prazo.

Dicas para investir de forma inteligente

  • – 1. Diversificação: Distribua seus investimentos em diferentes tipos de ativos para reduzir o risco. Não coloque todos os ovos na mesma cesta.
  • – 2. Prazo e Objetivos: Antes de investir, defina seus objetivos financeiros e o prazo para alcançá-los. Isso vai te ajudar na escolha dos investimentos mais adequados.
  • – 3. Acompanhamento: Monitore regularmente seus investimentos. Esteja ciente das mudanças no mercado e faça ajustes conforme necessário.

Estratégias para você se manter bem com a remuneração do seu primeiro emprego

1. Estabelecer metas financeiras

Defina metas claras e alcançáveis para um planejamento financeiro eficaz. Isso pode incluir objetivos de curto, médio e longo prazo, como a compra de um carro, a realização de uma viagem, a aquisição de um imóvel ou o planejamento da aposentadoria.

2. Crie um fundo de emergência

Reserve uma parte do salário para um fundo de emergência. Este fundo serve para lidar com despesas inesperadas, como problemas de saúde, reparos em casa ou desemprego repentino. Especialistas recomendam ter o equivalente a, pelo menos, 3 a 6 meses de despesas guardado para emergências.

3. Evite dívidas desnecessárias

A não ser que seja extremamente necessário, evite empréstimos ou parcelamentos longos que possam comprometer seu orçamento a longo prazo. Se for inevitável, certifique-se de compreender completamente os termos e condições antes de assumir qualquer dívida.

4. Busque aumentar sua renda

Além do salário fixo, considere outras fontes de renda, como freelancing, trabalhos temporários ou até mesmo investir em habilidades que possam aumentar seu valor no mercado de trabalho.

5. Aprenda com os acertos e erros ao longo do caminho 

Erros podem acontecer, mas você deve aprender com eles e não repeti-los. Analise o que deu certo e o que deu errado em suas decisões financeiras para aprimorar suas estratégias futuras.

6. Consulte profissionais qualificados

Para investimentos mais complexos ou para um aconselhamento financeiro mais detalhado, considere a orientação de um consultor financeiro ou de um planejador financeiro.

Eles podem ajudar a criar estratégias mais alinhadas aos seus objetivos.