O Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte lança nesta segunda-feira (16) o benefício de cartão de crédito e débito para Microempreendedores Individuais (MEI).
O Cartão MEI apresenta uma série de benefícios, entre eles estão:
- Zero anuidade para a manutenção do cartão;
- Parcelamento de compras à vista;
- Parcelamento de faturas;
- Ferramenta que centraliza o pagamento de contas e boletos.
No momento, o cartão pode ser emitido exclusivamente pelo Banco do Brasil, porém, segundo o governo, a tendência é de que outros bancos poderão aderir à iniciativa em breve.
O novo cartão vem personalizado com nova logomarca MEI, trazendo o pertencimento dessa categoria ao empreendedor, além de QR Code que redireciona ao Portal do Empreendedor, site do governo com informações e serviços e notícias sobre microempreendedorismo.
O objetivo do cartão, segundo o governo, é ajudar a promover a formalização e facilitar operações comerciais.
MEI: conheça as linhas de crédito disponíveis para a modalidade
Microcrédito SIM Digital
Criado para facilitar o acesso ao crédito para pequenos empreendedores que utilizam o Caixa Tem. O crédito para MEIs cobre até R$ 3 mil, com taxas de juros mensais de 1,99%, bem abaixo das taxas tradicionais do mercado.
Para solicitar o crédito, é necessário baixar o aplicativo Caixa Tem, selecionar a opção SIM Digital, verificar a elegibilidade, inserir os dados, escolher os valores e prazo e finalizar a solicitação. Uma vantagem significativa é a possibilidade de concessão de crédito mesmo para negativados. Neste momento, a Caixa suspendeu o programa para aprimoramentos.
Microcrédito BNDES
O Microcrédito BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) libera até R$ 21 mil para empreendedores formais e informais, inclusive MEIs. Esse crédito não é contratado diretamente com o BNDES, é feito através de instituições financeiras credenciadas que repassam os recursos.
Para solicitar, é preciso:
- Consultar instituições financeiras que oferecem o microcrédito BNDES.
- Enviar solicitação no Canal MPME;
- Buscar atendimento presencial com agente operador do BNDES;