“A fome, a desigualdade, não é uma responsabilidade só do governo. É uma responsabilidade de todos nós que estamos nesta sala”, afirmou Luiza Trajano, presidente do conselho de administração do Magazine Luiza (MGLU3).
A executiva falou durante participação no B20 Summit Brasil 2024 em São Paulo nesta quinta-feira (24).
No painel que discutiu a importância de se investir no desenvolvimento do capital humano, Trajano defendeu a participação do setor privado na formação e atualização dos profissionais.
A presidente do Magalu afirmou que, apesar do fim de algumas funções nas empresas, não há necessidade de demitir funcionários. Ela defendeu treinar e realocar estas pessoas em uma nova área.
“Nós temos que dizer que não vai ter desemprego. Essa mudança é muito importante e exige aumento de nível de consciência, exige treinamento, exige a participação do CEO, do presidente da empresa, do governo”, disse.
Luiza Trajano citou como exemplo a mudança que aconteceu na gigante do varejo com a digitalização da empresa.
A equipe que antes vendia crediário para os clientes nas lojas físicas, foi treinada para trabalhar nos centros de distribuição (CDs) e agilizar as compras realizadas no ambiente digital.
Além disso, ela acredita que seus colegas empresários precisam perceber que o mundo mudou e que o consumidor tem novas demandas. Neste sentido, além de demandar preço baixo, as pessoas que compram pela internet também querem velocidade, na visão da executiva.