De volta aos gramados

Pogba tem pena por doping reduzida e pode voltar a atuar mais cedo do que você pensa

Corte Arbitral do Esporte diminui suspensão de quatro anos para 18 meses, expectativa é que o jogador volte a atuar em em março

Jogador da Juventus testou positivo para testosterona em 2023 e foi suspenso por quatro anos. Agora, com pena reduzida, Pogba pode retornar em 2025
Jogador da Juventus testou positivo para testosterona em 2023 e foi suspenso por quatro anos. Agora, com pena reduzida, Pogba pode retornar em 2025 | Andrea Staccioli/Insidefoto/LightRocket via Getty Images

Paul Pogba, meio-campista francês de 31 anos, recebeu uma notícia que pode revitalizar sua carreira no futebol profissional. A Corte Arbitral do Esporte (CAS) anunciou nesta sexta-feira, 4 de outubro, a redução da pena do jogador por doping de quatro anos para 18 meses. Esta decisão permite que Pogba retorne aos gramados em março de 2025. O jogador pode inclusive voltar aos treinos com a Juventus já em janeiro do mesmo ano.

A redução da pena pela CAS traz um novo horizonte para o campeão mundial com a França em 2018. Segundo o Daily Mail, a Corte confirmou que Pogba ingeriu uma substância que aumenta a testosterona. O hormônio está na lista de banimentos da Agência Mundial Antidoping (WADA). No entanto, a decisão também afirma que a substância só tem efeito prático em mulheres, o que pode ter influenciado na redução da pena.

Com esta decisão, Pogba poderá reintegrar os treinos da Juventus em janeiro de 2025. Ele, se tudo der certo, pode voltar a ser relacionado para partidas oficiais em março do mesmo ano. Esta notícia é particularmente importante para o jogador e para o clube italiano, já que o contrato de Pogba com a Juventus vai até 2026, dando-lhe a oportunidade de recuperar o tempo perdido e possivelmente retomar sua carreira de alto nível.

O caso de doping de Pogba

Em resumo, o caso teve início em agosto de 2023, quando o jogador testou positivo para testosterona após uma partida entre Juventus e Udinese pelo Campeonato Italiano. Curiosamente, o jogador nem chegou a entrar em campo naquela ocasião, mas foi sorteado para o teste antidoping. Inicialmente, Pogba alegou ter ingerido um suplemento dietético adquirido nos Estados Unidos por recomendação de um amigo médico, versão que não convenceu as autoridades antidoping italianas.

Em fevereiro de 2024, o Tribunal Antidoping da Itália aplicou uma pena de quatro anos de suspensão ao jogador, aceitando o pedido da Procuradoria Nacional Antidoping italiana. Esta decisão foi um duro golpe para Pogba, que chegou a afirmar estar “morto” para o futebol, embora tenha descartado a possibilidade de aposentadoria.