Foi por pouco

Bola de Ouro: diferença de votos entre Rodri e Vini Jr foi pequena

Vini Jr., do Real Madrid, perdeu a Bola de Ouro 2024 para o espanhol Rodri, do Manchester City, pela diferença mínima de 41 pontos.

Vini Jr.
Vini Jr. | Foto/Oscar del Pozo / AFP

Nesta sexta-feira (8) o jornal francês L’Équipe divulgou parte dos resultados oficiais da Bola de Ouro de 2024, que consagrou Rodri, do Manchester City, como o Melhor Jogador do Mundo. O espanhol superou Vini Jr, do Real Madrid, que ficou na segunda colocação

Polêmica na premiação

Vinicius Junior, então favorito à conquista da Bola de Ouro 2024, não compareceu à cerimônia de premiação em Paris. A decisão do jogador brasileiro de permanecer na Espanha foi endossada por seu estafe e clube. 

O Real Madrid também não enviou representantes à cerimônia, inclusive declarando que “neste momento (a premiação) deixa de existir”.

Segundo o diário espanhol Marca, a delegação do clube e o atleta ficaram sabendo previamente que o prêmio seria entregue a Rodri, campeão da Premier League, e da Eurocopa com a Espanha. Fato que se confirmou na cerimônia do dia 28 de Outubro organizada pela France Football.

Aos gritos de “Vini” por parte do público presente na cerimônia, Rodri subiu ao palco e agradeceu, bastante emocionado, a premiação:

Que noite incrível para mim. Tenho muitas coisas a agradecer, em primeiro à “France Football”, à Uefa, pela honra e a chance de estar aqui mais um ano. Agradecer a quem votou me mim, me deu essa confiança. É um dia especial para mim, para meu país. Queria agradecer a pessoa mais importante na minha vida, a Laura, minha namorada, que estamos há oito anos junto s e sem ela a trajetória não teria sido a mesma. Agradecer a minha família pelos valores que me passaram, ao meu agente. Não quero esquecer dos meus companheiros, ao staff do City. Sem vocês não teria conseguido. Estar no melhor clube do mundo torna tudo mais fácil”, disse o volante de 28 anos.

Detalhes da votação

Antes da divulgação oficial dos detalhes da votação de todos os jurados, país por país e para todos os troféus entregues na cerimônia, o L’Équipe divulgou algumas estatísticas notáveis da premiação nesta sexta (8).

Quem vota na Bola de Ouro?

Tudo começa com a criação de uma lista prévia com 30 indicados por um corpo de jornalistas e especialistas da France Football. Esta lista é submetida à avaliação de 100 jornalistas convidados dos países com melhor posição no ranking da Fifa.

Cada jurado seleciona dez jogadores, em ordem decrescente, que recebem 15, 12, 10, 8, 7, 5, 4, 3, 2 e 1 ponto, respectivamente, de acordo com a posição escolhida. Aquele que tiver a pontuação mais alta fica com a Bola de Ouro.

O representante brasileiro na lista é Cléber Machado.

Este ano, 99 jurados dos 100 principais países da FIFA para homens (só a Síria não votou) votaram na premiação da Bola de Ouro.

Diferença entre Vini Jr. e Rodri

41 pontos separaram o vencedor da Bola de Ouro, Rodri, do segundo colocado, Vinicius Junior. Uma margem mínima se comparado com a nova escala que este ano atribui 15 pontos ao jogador citado em primeiro lugar na lista dos jornalistas.

Vini Jr. fora do Top 10

3 jurados deixaram Vini Jr. fora do seu Top 10 na votação deste ano. Enquanto Rodri, ficou de fora do Top 10 de 5 jornalistas.

9 jogadores receberam votos para vencer o prêmio

Tirando os favoritos a premiação, Rodri e Vini Jr., Jude Bellingham (5 vezes), Dani Carvajal (4) e Toni Kroos (2). Kylian Mbappé, Erling Haaland, Lautaro Martinez e Ademola Lookman foram citados como o Melhor Jogador da Temporada nas listas dos jornalistas.

Top 10 sem repetições

Nenhum jurado repetiu a ordem dos 10 primeiros, assim como os 5 primeiros neste ano. Foram 99 listas diferentes.