Fim da linha

Renato Gaúcho não é mais treinador do Grêmio

A quarta passagem do maior ídolo da história do Grêmio no comando do técnico do time, se encerra após mais de dois anos.

Reanto Gaúcho
Reanto Gaúcho | Foto/Wagner Meier/Getty Images

O Grêmio anunciou nesta segunda-feira (9) a saída do técnico Renato Gaúcho. Com o vínculo entre as partes se encerrando em 31 de dezembro de 2024, o maior ídolo gremista não terá seu contrato renovado pelo clube.

Em nota, o Grêmio informou que a decisão partiu do treinador. Renato se reuniu com o presidente Alberto Guerra na manhã desta segunda-feira (9) para definir seu futuro.

https://twitter.com/Gremio/status/1866149871570280599

Nota do clube

“O Grêmio comunica que o contrato do técnico Renato Portaluppi não será renovado para a próxima temporada. Em reunião na manhã desta segunda-feira com o presidente Alberto Guerra, o treinador informou o desejo de deixar o Clube … O Clube agradece por toda a dedicação e empenho durante mais esta passagem pelo Tricolor e seguirá torcendo pelo seu sucesso. Ídolo como atleta e técnico, Renato será sempre reconhecido por sua contribuição ao Grêmio.”

Em declaração após a reunião, Portaluppi ressaltou a gratidão que tem pelo clube:

 “Obrigado por tudo. Fiz tudo pelo clube, sempre fui sincero, trabalhei, procurei dar o máximo pelo clube. Disse que se eu achasse que estivesse atrapalhando, eu iria embora. A vida é assim, seguimos em frente. Não sei o que vou fazer da minha vida”, disse Renato.

Passagem no Grêmio

A quarta passagem de Renato como treinador do Grêmio terminou após dois anos e três meses, com 141 jogos. Foram 70 vitórias, 31 empates e 40 derrotas (57% de aproveitamento). O técnico conquistou dois títulos do Gauchão, além do vice brasileiro em 2023 como outro destaque.

Neste ano, foi eliminado nas oitavas de final da Copa do Brasil e Libertadores e se livrou do rebaixamento no Brasileirão com duas rodadas de antecedência.

Renato é o técnico que mais vezes comandou o Grêmio na história. Em 2024, alcançou a marca de 805 partidas, sendo 542 jogos como treinador.

Próximos passos

Foto/Reprodução/Internet

Renato Gaúcho é especulado em vários clubes do Brasil, porém a bola da vez é o Santos, que quer o treinador para a volta do clube à elite do futebol Brasileiro no ano que vem.

O perfil de Renato tem agradado à direção santista. Paulo Bracks, CEO do Santos, admitiu em entrevista à Rádio Gaúcha que as características do técnico são compatíveis com as necessidades do clube para 2025.

O desfecho das negociações pelo novo treinador santista deve ocorrer nos próximos dias, já que o clube busca definir rapidamente seu planejamento para a próxima temporada.

Por outro lado, o Grêmio ainda não definiu um alvo para seu comando técnico para a próxima temporada. Rumores mencionam os nomes de Tite, sem clube desde que foi demitido do Flamengo, e Crespo, ex-São Paulo e livre no mercado desde que pediu demissão do Al Ain, dos Emirados Árabes Unidos. 

José Peseiro – Foto/Sunday Alamba / AP

Porém o favorito de Felipão, cotado para ser coordenador técnico do clube no ano que vem, é José Peseiro, treinador português com passagens por Sporting e Porto. O também português Pedro Caixinha, ex-RB Bragenatino, surgiu, nas últimas horas, como um nome forte nos bastidores do Imortal.

Pedro Caixinha – Foto/Wagner Meier/Getty Images