Bola de Ouro

Vinicius Jr. não merece a Bola de Ouro?

O estafe do jogador já confirmou que ele não participará da cerimônia nesta segunda-feira (28). Rodri deve ser o vencedor do prêmio.

Vinicius Jr.
Vinicius Jr. | Foto/Alberto Saiz / AP

A informação de que Vini Jr., então favorito à conquista da Bola de Ouro 2024, não comparecerá à cerimônia de premiação em Paris chocou a todos nesta segunda-feira (28).

A ausência do brasileiro ou de qualquer jogador do Real Madrid foi confirmada pelo clube a imprensa especializada. Para o clube inclusive, “neste momento (a premiação) deixa de existir”.

Segundo o diário espanhol Marca, a delegação do clube e o atleta ficaram sabendo que o prêmio será entregue a Rodri, do Manchester City, campeão da Premier League, e da Eurocopa com a Espanha. 

Vini Jr não merece a Bola de Ouro?

Números da temporada

Na temporada 2023/24 com a camisa do Real Madrid e da Seleção Brasileira, Vini Jr. fez 26 gols em 49 jogos, e deu 11 assistências, uma média de 0,76 colaboração diretas em gols por jogo. Incluindo hat-trick na decisão da Supercopa da Espanha e o gol na final da Champions. O atacante foi campeão da Champions League, Supercopa da Espanha e La Liga

A decepção ficou por conta das atuações ruins com a camisa da Seleção Brasileira. Veja os números:

Números de Vini Jr. na temporada 2023/24 – Sofascore

Já o espanhol Rodri, meia do Manchester City e da Espanha, fez mais jogos que Vini Jr. Ao todo foram 63 partidas, com 12 gols e 14 assistências, uma média de 0,41 colaboração diretas em gols por jogo. O volante venceu a Premier League, a Supercopa da Europa, o Mundial de Clubes da FIFA e a Eurocopa com a Seleção Espanhola.

O título com a Espanha inclusive, pode ter sido um fator decisivo no “desempate” com Vini Jr. Veja os números:

Números de Rodri na temporada 2023/24 – Sofascore

Críticas a Vini Jr.

O diário catalão Sport deu espaço a um artigo no mínimo polêmico. Em coluna publicada no site do veículo, o jornalista L.Miguel Sanz celebra a derrota de Vini Jr dizendo que o espanhol do Manchester City venceu a “Bola de ouro dos valores”.

“Aqui não vale só ganhar e meter gols”, disparou.

O jornalista não desmerece o talento do atacante do Real Madrid. No entanto, defende que não se vence a Bola de Ouro apenas por títulos e rendimento em campo, mas também pela pessoa e os valores que ela representa. Embora Vini Jr seja um ícone da luta antirracista e seu enfrentamento venha mudando a forma como o futebol espanhol lida com o assunto, para ele o brasileiro “tem muito o que aprender”.

“Porque seus contínuos protestos e provocações, seus atos reprováveis no campo e a sensação de que não aprende certamente lhe tirou votos”, escreveu o jornalista, que continua.

“Ganhou o futebol e também os valores. Por mais que pese a Florentino Pérez e aos torcedores do Real. Muitas Bolas de Ouro foram mais que merecidas e, se Rodri vence, terá sido duplamente. É uma grandíssima notícia para o futebol e para seus profissionais. E, sobretudo, é uma lição para Vinícius para que aprenda a se comporta melhor e a respeitar seus rivais. Não se trata apenas de vencer”, conclui.

Critérios de seleção da Bola de Ouro

Ao decidir quem merece a Bola de Ouro, são estabelecidos três critérios principais. A primeira delas tem a ver com o desempenho individual, carácter decisivo e impressionante dos candidatos. A segunda são as atuações e conquistas da equipe; enquanto para o terceiro são levados em consideração a classe e o fair play dos jogadores.

Neste último ponto são levadas em consideração as ações dentro e fora de campo

Indo contra o que se espera do prêmio, que deveria priorizar o desempenho dos atletas em campo, “a classe e o fair play” parecem ter sido determinantes para definir o vencedor da Bola de Ouro deste ano.

Para portais europeus, Vinicius Jr., apesar de ser um ícone da luta antirracista no esporte, tem sido notícia mais pelas polêmicas com torcedores rivais do que pelos méritos em campo. 

Enquanto Rodri, que teve uma temporada de conquistas semelhantes em campo com o brasileiro, vence Vini por uma “vantagem esmagadora” em termos de classe e fair play demonstrados em campo, algo que coloca o espanhol como suposto vencedor da premiação hoje (28). 

Quem vota na Bola de Ouro?

Tudo começa com a criação de uma lista prévia com 30 indicados por um corpo de jornalistas e especialistas da France Football. Esta lista é submetida à avaliação de 100 jornalistas convidados dos países com melhor posição no ranking da Fifa.

Cada jurado seleciona dez jogadores, em ordem decrescente, que recebem 15, 12, 10, 8, 7, 5, 4, 3, 2 e 1 ponto, respectivamente, de acordo com a posição escolhida. Aquele que tiver a pontuação mais alta fica com a Bola de Ouro.

O representante brasileiro na lista é Cléber Machado.

Repercussão nas redes 

Desde a manhã de hoje, quando a informação que Vinicius Junior não viajaria a Paris, pois não seria premiado com a Bola de Ouro de 2024 foi divulgada, usuários começaram a expressar sua insatisfação nas redes sociais, questionando inclusive a credibilidade da premiação. Veja alguns deles:

Como assistir à premiação

A cerimônia da Bola de Ouro acontece nesta segunda-feira (28) em evento realizado na cidade de Paris, e terá transmissão da TNT e da Max para o Brasil, a partir das 16h.