Na última quarta-feira (27), a Câmara dos Deputados aprovou a Medida Provisória 1177/23, que abre crédito extraordinário de R$ 200 milhões no Orçamento de 2023 para combater a gripe aviária. A MP será enviada ao Senado.
Conforme informações do governo, o crédito está sendo usado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária no Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária.
A medida foi elaborada em conjunto com os ministérios da Saúde e do Meio Ambiente e Mudança do Clima, com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a Defesa Civil, além de órgãos estaduais, segundo o ministro da pasta, Carlos Fávaro.
De acordo com os números atualizados pelo Ministério da Agricultura, já foram registrados 110 casos de gripe aviária no País, sendo 107 em aves migratórias e apenas 3 em aves de criação utilizadas para a alimentação dos proprietários.
Não houve nenhum caso em aves direcionadas ao comércio. Neste sentido, o ministério informa que não há risco ao consumo ou à exportação de produtos avícolas.
(Informações da Agência Câmara)