O Federal Reserve (banco central dos Estados Unidos), em decisão de política monetária nesta quarta-feira (20), manteve o intervalo da taxa de juros (fed funds) em 5,25% a 5,50%.
É a segunda vez, desde março de 2022, que o Fed não realiza um aumento de juros.
Em comunicado, a autarquia afirmou que, ao avaliar a orientação adequada da política monetária, o Comitê continuará a monitorizar as implicações das informações recebidas para as perspectivas económicas.
Além disso, o FOMC pontuou que está preparado para ajustar a orientação da política monetária no caso de novos riscos que possam impedir que a autoridade atinja a sua meta.
"Indicadores recentes sugerem que a atividade econômica tem se expandindo a um ritmo sólido. Os ganhos de emprego arrefeceram nos últimos meses, mas permanecem fortes, e a taxa de desemprego permaneceu baixa. A inflação continua elevada", diz o BC norte-americano.
A inflação do País em agosto ficou acima do consenso, com avanço de 0,6% nos preços, em comparação com a alta de 0,2% em julho.
Neste sentido, parte dos investidores esperava que a fed funds fosse mantida, enquanto outra parcela do mercado projetava outro aumento.
"Se a economia americana mantiver as taxas de juros inalteradas, isso representará uma excelente oportunidade não apenas para os países emergentes, mas para a economia global como um todo", afirmou Rodney Ribeiro, economista e assessor de investimentos na WIT Invest.