Fidelizar o cliente, aumentar o ticket médio e incentivar a compra recorrente com o cartão. Essas são algumas premissas que levaram a Midway, financeira do Grupo Guararapes (GUAR3), detentor da varejista Riachuelo, a ofertar um benefício pioneiro e exclusivo no segmento do varejo: o “Compra Futura”.
Com o programa, os clientes do cartão Riachuelo passam a receber 20% do valor cupom como desconto para a próxima compra, de forma recorrente, ou seja, a cada compra um novo desconto fica disponível.
O desconto pode chegar até 40% do valor total da nova compra, válido a partir do dia seguinte da primeira.
Desta forma, o cliente pode fazer uma compra para gerar créditos até o último dia de cada mês, além da possibilidade de utilizar seu saldo para a próxima compra a partir da liberação do crédito até o dia 15 do mês seguinte.
Com a iniciativa, a Midway pretende não somente reter um maior número de clientes na carteira, mas também dobrar o percentual de recompra a cada mês e se tornar mais uma vez uma alavanca não somente para a financeira, mas também para o varejo.
Em teste desde outubro do ano passado, o “Compra Futura” entra em roll out para todo Brasil, após ótimo desempenho nas cidades de Salvador (BA), Recife (PE) e Rio de Janeiro (RJ), que tiveram incrementos superiores a 230% no cartão e aumentou a participação da Riachuelo em até 4 p.p. frente ao mês anterior ao início do piloto, e começou a se aproximar dos níveis pré pandemia.
Antes do “Compra futura”, mais de 60% dos clientes usavam o cartão apenas na primeira compra, e utilizavam os 10%, e depois não realizavam nenhuma transação.
“Durante o piloto, superamos a meta de utilização do cartão e o aumento foi um dos maiores durante o período. Em alguns casos, chegamos a fazer mais de 15% a mais da meta projetada”, ressaltou Francisco Santos, executivo responsável pela Midway Financeira.
Por enquanto, a dinâmica será válida para todas as lojas físicas de Riachuelo, Casa Riachuelo e FANLAB.
O benefício não está válido para compras das categorias de beleza, eletrônicos, celulares, relógios e recargas. Em breve, deve chegar no e-commerce, no app e na Carter’s.
As informações são de Loures.