A Fundação Estadual de Proteção Ambiental, do Rio Grande do Sul (RS), concedeu licença de instalação (LI) para as linhas de transmissão do projeto Minuano à Isa CTEEP (TRPL4), localizado nos municípios de Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Nova Roma do Sul, Pinto Bandeira e Veranópolis.
Trata-se do empreendimento do Lote 1 do Leilão de Transmissão realizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em dezembro de 2019.
Serão implementados 115 quilômetros de linhas de transmissão referentes ao projeto, dos quais 44 quilômetros são em circuito duplo. Além disso, vai ser realizada a implementação de uma subestação com 2.700 MVA de potência.
O empreendimento foi calculado com uma Receita Anual Permitida (RAP) de R$ 48,3 milhões (ciclo 2023 – 2024). O investimento previsto pelo regulador supera o valor de R$ 681 milhões, com o prazo de entrega em março de 2025.
Durante a construção, vai ser utilizada mão de obra local com previsão de contratação de 1.363 profissionais. O início das obras das linhas foi previsto para agosto de 2023.
As obras da subestação já estão em andamento conforme a licença de instalação obtida com antecedência para essas obras.
“Com o Projeto Minuano, ampliamos a nossa atuação no Rio Grande do Sul, onde já operamos a Interligação Elétrica Sul (IE SUL), o que reforça o nosso compromisso de contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do Estado e a expansão do Sistema Interligado Nacional (SIN)”, declara Dayron Urrego, diretor-executivo de projetos da Isa CTEEP.
ii. Em outra frente, a agência de classificação de risco Fitch Ratings afirmou o rating nacional de longo prazo 'AAA(bra)' da Isa CTEEP (TRPL4) e de suas emissões de debêntures, com perspectiva "estável".
A nota reflete o baixo risco de seus negócios no setor de transmissão de energia elétrica no Brasil, caracterizado por elevada previsibilidade de receita, sem exposição a risco de demanda, previsível e robusta geração de caixa operacional e margens elevadas.
A perspectiva estável reflete a expectativa de que a ISA CTEEP vai manter sólido perfil financeiro, mesmo diante de um forte ciclo de investimentos e aumento moderado da adequada alavancagem financeira.
De acordo com a agência, o perfil de crédito da transmissora se favorece, por consequência, dos moderados incentivos estratégicos e operacionais que sua controladora direta, a Interconexión Eléctrica S.A. E.S.P. teria para suportá-la caso necessário.