Empresas

JBS (JBSS3): CVM absolve irmãos Batista em acusação de insider trading

Em maio, o colegiado já havia formado maioria pela absolvição, mas um membro da diretoria pediu vistas e proferiu o voto na última terça-feira (31)

Fachada de prédio da JBS - JBS/Divulgação
Fachada de prédio da JBS - JBS/Divulgação

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) absolveu, na última terça-feira, 31 de outubro, os empresários brasileiros Joesley e Wesley Batista da acusação de insider trading, uma prática que envolve o uso de informações privilegiadas para operar no mercado financeiro.

Os irmãos Batista são acionistas da J&F Investimentos, o maior grupo empresarial do Brasil, que controla empresas como a JBS (JBSS3), a maior produtora de alimentos do mundo, o Banco Original, a Eldorado Celulose, a Âmbar Energia e a Flora.

Em maio, o colegiado já havia formado maioria pela absolvição, mas um membro da diretoria pediu vistas e proferiu o último voto ontem. Na ocasião, foi consolidada a absolvição dos empresários nas três acusações de insider trading. Em uma delas, a decisão foi por unanimidade e em duas por quatro votos a um.

Para a J&F Investimentos, “a decisão desfaz uma injustiça, atesta o pleno funcionamento das instituições no Brasil e reafirma a integridade das operações dos executivos e empresas do grupo J&F no mercado financeiro”.