SpaceTrade

Long & Short: Copasa (CSMG3) e Engie (EGIE3) são recomendadas por BTG para operação

Essa estratégia se baseia em identificar os possíveis pares que tenham uma estrutura dinâmica de cointegração

Fachada Engie - Divulgação
Fachada Engie - Divulgação

Em relatório publicado no dia 19 de maio, o BTG Pactual recomendou as ações de Copasa (CSMG3) para venda e os papéis de Engie (EGIE3) para compra em operação de long & short válida até a sessão de 2 de junho.

Essa estratégia se baseia em identificar os possíveis pares que tenham uma estrutura dinâmica de cointegração. Depois disso, os analistas aplicam um modelo autoregressivo que depende do tempo. O resultado mostra o resíduo que precisa ser estacionário, ou seja, precisa-se garantir que as estimativas do modelo estão muito próximas dos valores reais.

Dessa forma, Lucas Claro, Lucas Costa e Otto Sparenberg formularam a análise do gráfico a seguir:

Se o par não chegar nos objetivos ou no stop dentro dos quinze dias corridos, analistas encerram o trade no tempo.

Por dentro dos termos

Oportunidade gráfica: Com o uso de análise quantitativa, o analista certificado busca projetar a futura trajetória de preços de um par de ações.

Cabe ao investidor observar os parâmetros de entrada, perdas e lucros esperados e avaliar se a oportunidade está de seu agrado.

Entrada: Significa a compra de um ativo (LONG) com a venda de um outro ativo (SHORT), e deve ser feito um valor financeiro próximo entre a compra e a venda.

Por exemplo, compra de R$ 10.000,00 de AÇÃO1 e a venda de R$ 10.000,00 de AÇÃO2.

Objetivo I: Preço sugerido para uma redução de 50% da posição inicialmente aberta, que ameniza o risco da operação. Depois de reduzir metade da posição, o ponto de entrada na operação se torna o novo STOP, e, dessa forma, garante que a operação vai ser lucrativa.

Além disso, este valor pode ser alterado pelo analista responsável de acordo com as condições técnicas do ativo com o passar do tempo.

Objetivo II: Preço sugerido para encerramento do restante da posição inicialmente aberta.

Ratio: Fator encontrado na divisão do preço do ativo comprado (Long) pelo preço do ativo vendido (Short).

Par: Conjunto dos dois ativos formadores do Long & Short.

Stop loss: Valor que se atingido no fechamento deve ser acionado o encerramento na abertura do pregão seguinte. Caso não ocorra o cenário esperado, deve se encerrar a oportunidade com perdas pequenas, em redução da possibilidade de maiores prejuízos.

Stop gain: Após o Objetivo I ser atingido, o STOP LOSS deve ser alterado para o STOP GAIN, valor que se atingido deve ser acionado o encerramento à mercado da oportunidade.

Caso não ocorra o cenário esperado, deve se encerrar a oportunidade com lucro, em redução da possibilidade de prejuízos.

Stop time: Limite de quinze dias corridos. 

Gain: Encerramento da oportunidade por atingir um objetivo pré-estabelecido ou para evitar diluição de lucros.

Banda inferior: Afastamento abaixo da média na distancia otimizada para o par.

Banda superior: Afastamento acima da média na distancia otimizada para o par.