
A Marisa Lojas (AMAR3) informou a acionistas, investidores e ao mercado em geral que firmou um memorando de entendimentos vinculante (MOU) com a Credsystem para que a empresa passe a atuar como parceira comercial e estratégica na exploração de produtos de crédito, notadamente nas modalidades de empréstimo pessoal e de cartões (private label e co-branded) na plataforma de lojas.
A Marisa espera que os documentos e termos definitivos da nova parceria sejam finalizados nos próximos trinta dias e deverão estabelecer, dentre outras condições, prazo de quinze anos e mecanismo de profit sharing de 50% para cada parte.
O plano de negócios inicial concebido para o prazo de duração da nova parceria prevê volume de receita total potencial superior a R$ 7 bilhões, e lucro antes de impostos potencial da ordem de R$ 1 bilhão.
Estima-se que através da reformulação do negócio de crédito e cartões, a Marisa pode capturar valor presente líquido de aproximadamente R$ 400 milhões, o que inclui pagamentos a serem feitos pela Credsystem à varejista nos próximos doze meses e o recebimento de valores vinculados ao profit sharing.
A nova parceria com a Credsystem vai contribuir também para que a empresa foque na otimização e rentabilização da nossa atividade principal no varejo de moda.
“Viabilizaremos, portanto, uma redução significativa do risco operacional, regulatório e do esforço de funding vinculados à atividade financeira (de-risking)”.
Junto com a Credsystem, a Marisa (AMAR3) vai fazer a gestão da base de clientes.
A Marisa destacou, em nota, que um de seus principais pilares de reestruturação seria a monetização do “balcão” com os parceiros certos, com a utilização da força da marca e plataforma nacional para distribuição de produtos e serviços de terceiros, tais como crédito, seguros, consórcios e planos de saúde, entre outros.
A BR Partners (BRBI11) atuou como assessor financeiro exclusivo da varejista.