A Petrobras (PETR3)(PETR4) deve começar um estudo neste mês de dezembro para analisar a viabilidade de abrir uma subsidiária da empresa no Oriente Médio, destacou o jornal O Estado de S.Paulo. A declaração foi feita pelo presidente da estatal, Jean Paul Prates, à Bloomberg Línea, na última sexta-feira (1º). O executivo se referiu à iniciativa como Petrobras Arábia.
O anúncio ocorre após a sinalização de adesão do Brasil à Opep+, grupo formado por vinte e três países entre membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e aliados.
Neste sábado, 2, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que o Brasil vai participar do grupo, sem interferir nas decisões do bloco.
Prates defendeu que as receitas petrolíferas sejam aplicadas em esforços de transição energética numa crescente. O executivo participou da mesa de debates do Fórum Empresarial Arábia Saudita-Brasil, em Riade, na Arábia Saudita, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Segundo o CEO, o debate sobre o papel das petroleiras na transição, previsto para a próxima quarta-feira, 6 de dezembro, vai ser a principal contribuição da Petrobras e suas pares globais, estatais e privadas, na COP-28.
As informações são de Bloomberg Línea e O Estado de S.Paulo.