Ibovespa fecha em máxima histórica; mercados se animaram por conta de alívio na guerra comercial

SpaceCast - Ouça esta matéria clicando abaixo:

O Ibovespa, principal índice acionário da B3, a bolsa brasileira, encerrou o pregão desta segunda-feira (21) na máxima histórica de 106.022,28 pontos com valorização de 1,23%. O volume financeiro negociado foi de R$ 18,794 bilhões.

Dólar

Na mesma direção, o dólar comercial terminou a sessão com alta de 0,272%, cotado a R$ 4,13.

Veja os principais fatores que influenciaram as movimentações dos índices:

Crise política no Chile

Hoje, o câmbio foi muito afetado pela crise política no Chile. O conflito entre a polícia chilena e manifestantes já deixou 11 mortos e 819 detidos.

Os protestos se iniciaram na última quinta-feira (17) após um aumento no preço da passagem do metrô foi o estopim para a crise. Mesmo após o presidente Piñera revogar o aumento, os protestos continuaram. Manifestantes reclamam também da desigualdade social, e dos altos preços de serviços de saúde e educação e dos baixos salários.

Brexit

No último sábado, 19, o Parlamento britânico frustrou expectativas de que fosse aprovado o acordo negociado pelo primeiro-ministro, Boris Johnson, com a União Europeia na sexta-feira (18). O premiê foi derrotado por 322 votos a 306.

Ainda na reunião, o parlamento aprovou uma emenda que adia a votação do acordo de Brexit anunciado na semana passada. Entretanto, Johnson segue insistindo e tentando convencer os parlamentares de que é possível concluir o processo até a data limite de 31 de outubro.

O pedido pode ser recusado pelo presidente da Câmara dos Comuns caso não tenha ocorrido alteração alguma no texto, uma vez que as regras impedem que uma mesma medida seja considerada duas vezes durante a mesma sessão no Parlamento. Assim, a saída será adiada para janeiro de 2020.

Eduardo Bolsonaro assume PSL

O deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente Jair Bolsonaro, é o novo líder do PSL na Câmara dos Deputados. O ex-líder Delegado Waldir (PSL-GO) divulgou um vídeo no qual reconhecia que a liderança havia passado para Eduardo.

A disputa pelo posto de líder do PSL na Câmara começou há duas semanas. Internamente, o partido segue dividido entre aquele que apoiam as políticas do Presidente da República e daqueles que estão descontentes com as medidas.

Guerra comercial

Por fim, durante o dia, os mercados se animaram após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmar que o acordo comercial com China está caminhando bem.

Receba notícias diretamente em seu celular ou tablet. Inscreva-se agora!