quinta, 18 de abril de 2024
Iguatemi

Iguatemi segue expandindo seu portfólio com potencial de crescimento

22 janeiro 2020 - 10h36Por Eduardo Guimaraes
A Iguatemi (IGTA3) comunicou ao mercado a conclusão de dois processos de aquisição. A participação de 20 por cento no Shopping Praia de Belas, localizado na cidade de Porto Alegre, por 174 milhões de reais, e a participação de 15 por cento do Shopping Center Esplanada, em Sorocaba, por 85 milhões de reais. A partir de agora, a empresa passa a ser majoritária em ambos empreendimentos, com 57,55 por cento e 52,99 por cento de participação, respectivamente. As duas participações pertenciam à resseguradora IRB Brasil. A operação foi anunciada em 28 de novembro de 2019, quando a companhia exerceu seu direito de preferência. A transação estava sujeita à aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômico (Cade) e, no caso do Esplanada, "à superação do direito de preferência dos demais sócios no empreendimento". De acordo com o comunicado, o Cap Rate da Aquisição do Praia de Belas é de 6,3 e do Esplanada de 6,6 por cento. O pagamento de metade do valor foi realizado na terça-feira (21) e o valor restante será pago em 180 dias com correção de 120 por cento dos juros medidos pelo CDI. O IRB Brasil informou, ainda, que a transação representou um ganho de capital de 84 milhões de reais antes de impostos sobre o valor patrimonial dos shoppings.

E Eu Com Isso?

A notícia é positiva para as ações da Iguatemi (IGTA3) e da Jereissati Participações (JPSA3), pois gera valor para o acionista das empresas no longo prazo. A Iguatemi segue demonstrando sua preocupação em expandir seu portfolio em ativos de qualidade e com potencial de crescimento. Outro ponto importante é que ela passa a deter o controle sobre ativos já conhecidos, ao elevar sua fatia para mais da metade das participações. Embora as aquisições sejam relevantes e representem uma adição de 10 por cento na Área Bruta Locável (ABL) de shoppings da companhia, esperamos impacto neutro nas suas ações no curto prazo dado que a notícia já foi digerida pelo mercado e sua informação já tende a estar no preço.