
A 3Tentos anunciou um plano de CAPEX de R$ 2 bilhões para o período 2024-2030.
Os investimentos incluem uma indústria de processamento de milho em Porto Alegre do Norte, no Mato Grosso (MT), a abertura de novas lojas na região do Vale do Araguaia, também no estado, a expansão da capacidade de esmagamento de soja, uma maior capacidade industrial de sementes e fertilizantes, e, por fim, o terminal no Arco Norte, já anunciado.
Todos os investimentos deverão ser positivos, na opinião da XP Investimentos. De acordo com os analistas, eles reforçarão a estratégia de verticalização da companhia e seu ecossistema único no setor de agronegócios.
Apesar de reiterar sua visão otimista com a tese de crescimento da 3Tentos, a XP Investimentos destacou um ponto de preocupação: o terceiro trimestre foi abaixo das estimativas dos analistas da casa e do consenso, especialmente se consideradas as despesas de vendas acima do esperado, um desvio que ainda não ficou totalmente claro e que foi uma surpresa para um raro consenso positivo no mercado.
De acordo com a XP Investimentos, a 3Tentos registrou gargalos durante a execução do crescimento da nova planta em MT, o que deve se normalizar no médio a longo prazo, mas deve prejudicar os resultados de curto prazo.
Apesar de acolher com satisfação o novo caminho de crescimento, o esmagamento de milho deve aumentar a complexidade operacional e a exposição da empresa às oscilações políticas do governo, de modo que há menos espaço para erros.