Queda generalizada

Ações de Apple, Nike e Walmart despencam em NY, com novas tarifas de Trump

Novas tarifas impostas por Trump fazem ações de empresas como Apple e Nike caírem no pré-mercado; tecnologia é um dos setores mais afetados

Sobre o Apoio

Ipê Investimentos Investimentos Acessar site
Trump
Crédito: Agência Brasil

Os contratos futuros dos Estados Unidos registraram quedas nesta quinta-feira (3), após à confirmação das novas tarifas comerciais impostas pelo presidente Donald Trump no chamado “Dia da Libertação”.

Na quarta-feira (2), Trump anunciou que os EUA irão impor uma tarifa mínima de 10% sobre todas as importações que entrarem no país. A tarifa geral mínima entra em vigor no próximo sábado (5), já as tarifas individualizadas começam a valer na próxima quarta-feira (9).

O Brasil e outros países como Singapura e Reino Unidos terão taxa de 10%. Já a China será taxada em 34% e a União Europeia em 20%. As medidas já começam a movimentar o mercado com futuro de ações caindo no pré-mercado dos Estados Unidos, de acordo com informações da Investing.

Principais quedas do mercado

O setor de tecnologia foi um dos mais afetados, com a Apple (NASDAQ: AAPL), por exemplo, com uma desvalorização de 7,63% a US$ 206,57. A empresa, que tem grande parte de sua produção baseada na China, enfrenta incertezas diante das novas restrições comerciais.

A Nvidia (NASDAQ: NVDA) também sofreu perdas de 6,22%, apesar de a Casa Branca ter informado que as tarifas previstas de 32% sobre Taiwan não se aplicariam a semicondutores.

Por outro lado, a Microsoft (NASDAQ: MSFT) não foi afetada somente pelas novas tarifas estipuladas por Trump. A companhia opera no pré-mercado em queda de 3,07%, após reportagem da Bloomberg apontar que a empresa reduziu ou adiou vários projetos de data centers ao redor do mundo.

Impacto das tarifas do Trump no setor varejista

Grandes varejistas também registraram fortes quedas após novas tarifas impostas por Trumo.

A Nike (NYSE: NKE), por exemplo, viu suas ações despencarem 13,30%, enquanto o Walmart (NYSE: WMT) recuou 5,57%. As duas companhias do varejo enfrentam dificuldades devido às tarifas sobre seus principais fornecedores no Vietnã, na Indonésia e na China.

Outras empresas do setor também sentiram o impacto: Five Below (NASDAQ: FIVE) caiu 15%, Dollar Tree (NASDAQ: DLTR) teve retração de 10% e a Gap (NYSE: GAP) recuou 10%.