Em uma nova iniciativa que promete fortalecer a economia circular no Brasil, a Ambipar (AMBP3) e a Dow anunciaram nesta terça-feira (29), a assinatura de um Memorando de Entendimento (MoU) para criar uma plataforma avançada de reciclagem de plásticos pós-consumo na América Latina.
A parceria visa transformar resíduos plásticos em produtos de alto valor, integrando processos inovadores de coleta e reciclagem com a tecnologia de ponta da Dow na ciência dos materiais.
Essa parceria combina o amplo alcance da Ambipar na gestão de resíduos e a expertise da Dow em materiais, a nova aliança pretende atender a demanda crescente por soluções circulares de embalagens e fortalecer cooperativas de catadores, reduzindo o descarte inadequado de plásticos.
A princípio, a meta das empresas é expandir a reciclagem de polietileno, passando de 2 mil para 60 mil toneladas anuais até 2030, e criar o primeiro centro integrado para a economia circular de plásticos de polietileno no Brasil.
“Essa parceria é um passo essencial para o futuro sustentável do país, onde resíduos plásticos se tornam recursos valiosos”, afirmou Leticia Jensen, vice-presidente da Dow América Latina. Tercio Borlenghi Junior, CEO da Ambipar, destacou ainda o impacto ambiental positivo: “Estamos estabelecendo um novo padrão para negócios circulares no Brasil e reduzindo significativamente as emissões de carbono.”
A abordagem da parceria será gradual, com planos de construir novas instalações de reciclagem mecânica e desenvolver um modelo financeiro detalhado para garantir que a operação seja lucrativa e eficiente. Rafael Tello, vice-presidente de Sustentabilidade da Ambipar, enfatizou o impacto transformador do projeto: “Esta união representa uma convergência de valores e compromissos que vão redefinir a maneira como a sociedade enxerga a economia circular e o meio ambiente.”