Sustentabilidade

Ambipar (AMBP3) e Heineken desembolsam R$ 150 mi para promover economia circular do vidro

Parceria visa fortalecer os principais elos da cadeia de reciclagem, incluindo cooperativas de catadores de materiais recicláveis e grandes geradores de resíduos

-
-

A Ambipar (AMBP3) anunciou nesta quarta-feira (26), que fechou uma parceria inédita com a Heineken Brasil para implementar um novo sistema de economia circular do vidro no país.

A colaboração visa fortalecer os principais elos da cadeia de reciclagem, incluindo cooperativas de catadores de materiais recicláveis e grandes geradores de resíduos, além de estabelecer um modelo de negócio circular, financeiramente sustentável e socialmente responsável.

Sobretudo, essa ação faz parte de um ecossistema, que será revelado pela Heineken nesta quarta-feira, com um aporte inicial de mais de R$ 150 milhões.

“As embalagens de vidro representam hoje um dos maiores desafios do setor e da cadeia de reciclagem do Brasil. Precisamos trabalhar em colaboração para beneficiar o vidro e torná-lo mais atrativo para retornar à cadeia. A parceria com a Ambipar é um passo muito importante nessa jornada”, afirmou Mauricio Giamellaro, CEO da Heineken Brasil.

A princípio, a Ambipar contribuirá com operações de logística reversa, beneficiamento e reciclagem de vidro em regiões menos favorecidas.

“Depois da transição energética, a economia circular tem o maior peso para a descarbonização das indústrias. Essa parceria reflete o plano da Ambipar Environment em consolidar a economia circular no Brasil por meio de parcerias estratégicas e de longo prazo com seus clientes”, declarou Tercio Borlenghi Junior, CEO da Ambipar.

Além disso, a partir do fechamento da operação, a Ambipar participará dos processos de licitação estratégica para atender outras demandas de serviços ambientais da Heineken no Brasil, reforçando seu posicionamento no mercado de alimentos e bebidas como uma plataforma Full Service.