O quarto trimestre de 2023 mostrou melhorias no setor de Educação, segundo a análise do BTG Pactual. A receita líquida das empresas do setor avançou, além do destaque para margens melhores e despesas menores.
Ao consolidar os resultados de todos os nomes listados na B3, o EBITDA ajustado expandiu 23% na comparação anual (com a margem expandindo 195 bps a/a) e o lucro líquido ficou em R$ 978 milhões (alta de 30% a/a).
"Em 2023, o crescimento foi ajudado principalmente pelo aumento da base de alunos. Mais precisamente, a base de alunos EAD cresceu 13% a/a e
a base de alunos presenciais cresceu 4%", diz o banco.
Depois de um ano marcado por melhorias operacionais e desalavancagem financeira, as empresas agora enfrentam o desafio de provar que seus fundamentos podem permanecer sólidos em meio a bases de comparações anuais mais difíceis, segundo o BTG Pactual.
"Embora a combinação de alavancagem financeira mais saudável e taxas de juros mais baixas deva impulsionar o forte crescimento do LPA, acreditamos que o ano carece de grandes catalisadores de curto prazo", diz o relatório do banco.
Neste sentido, o BTG mantém sua preferência pelas ações da Yduqs (YDUQ3) e Ânima (ANIM3).
SIMULAÇÃO GRATUITA: Descubra onde investir e fazer o seu dinheiro render de verdade. Simule Aqui!