A Empiricus Research apresentou nesta sexta-feira (03) sua opinião sobre os resultados da Apple após a divulgação de seus balanços do terceiro trimestre do ano fiscal de 2023, encerrado no mês de setembro, recomendando cautela, e posição pequena na carteira (1% a 3% do portfólio).
O analista Enzo Pacheco coloca que a Apple (B3: AAPL34 | Nasdaq: AAPL) teve números que superaram as projeções dos analistas, mas ainda enfrenta desafios em seu caminho para retomar o crescimento observado em anos anteriores.
A receita da companhia no período alcançou US$89,498 bilhões, mostrando uma queda de menos de 1% em comparação com o mesmo trimestre do ano anterior, quando registrou vendas de US$90,146 bilhões. Isso marcou o terceiro trimestre consecutivo de redução na receita da empresa.
A análise da receita por categoria destacou a queda nas vendas de Macs, que totalizaram US$7,614 bilhões (uma diminuição de 33,8% em relação ao 4T22), e iPads, que somaram US$6,443 bilhões (uma queda de 10,2%). Por outro lado, o iPhone, o principal produto da Apple, apresentou um aumento leve de 2,7% em comparação com o ano anterior, com receita de US$43,805 bilhões.
A linha de serviços da Apple foi o destaque positivo, atingindo uma receita recorde de US$22,314 bilhões no trimestre, um aumento de 16,1% em relação ao 4T22. A crescente importância dos serviços nas vendas da empresa, que representou quase 25% no último trimestre, contribuiu para melhorar a lucratividade, de acordo com Pacheco.
O lucro operacional atingiu US$26,969 bilhões, marcando um aumento de 8,3% em relação ao ano anterior. No resultado, o lucro líquido da Apple foi de US$22,956 bilhões, o que equivale a US$1,46 por ação, representando um crescimento de 13,2% em comparação com o terceiro trimestre do ano anterior.
No entanto, um desafio significativo que a Apple enfrentou nos últimos trimestres foi a queda na demanda na região da Grande China, vista como uma das principais oportunidades de crescimento para a empresa. As vendas na China recuaram 2,5% em relação ao ano anterior, totalizando US$15,084 bilhões no trimestre.
Embora as vendas nas Américas tenham aumentado ligeiramente, representando US$40,115 bilhões (um aumento de 0,7% em comparação com o 4T22), esse crescimento foi considerado modesto em relação ao tamanho da empresa.
A Empiricus observou que, apesar desses desafios, a Apple ainda possui um saldo significativo em caixa, com mais de US$162 bilhões disponíveis para investimento, mesmo considerando sua dívida total, que é cerca de US$50 bilhões. Isso, juntamente com a capacidade de geração de caixa do negócio, permite à empresa continuar remunerando seus investidores.
No entanto, a dificuldade em estimular os consumidores em todo o mundo a comprar seus produtos parece ser o fator principal que os investidores estão considerando no momento. Após a divulgação dos resultados, as ações da Apple caíram quase 1% no after-market.
O analista pede cautela devido ao momento de dificuldade em crescer e ao valuation esticado da empresa, que está sendo negociada a quase 30 vezes seus lucros futuros. Sua sugestão é manter uma posição pequena na carteira, representando de 1% a 3% do portfólio.