Azul (AZUL4) e Gol (GOLL4) divulgaram, ao fim da semana passada, seus dados de tráfego relativos a maio, um mês que, apesar de ligeiramente superior a abril, ainda sazonalmente fraco em termos de demanda, o que resultou em taxas de ocupação ainda abaixo do ideal, na visão da Genial Investimentos.
Na avaliação dos analistas, a Azul apresentou dados ligeiramente melhores do que a Gol, com manutenção da taxa de ocupação e uma demanda superior.
Ygor Bastos e Bernardo Noel ressaltam que parte desse aumento pode ser atribuída à adição dos novos slots em Congonhas, que ocorreu no final de março.
Devido à demanda fraca, observa-se quedas relevantes nos preços das passagens aéreas, o que novamente ocorreu em maio.
No entanto, mesmo com a queda, analistas acreditam que as tarifas devem se manter em patamares elevados para um segundo trimestre.
A demanda por viagens em 2023, contudo, permanece resiliente, impulsionada pela retomada dos volumes de tráfego internacional, o que vai resultar em melhorias operacionais para o setor nos próximos meses.
A Genial Investimentos recomenda manter os papéis AZUL4 e GOLL4, com preços-alvo de R$ 22,00 e R$ 8,20, respectivamente.